O Plantão Psicológico é uma iniciativa que abraçou as Fazendas da Esperança de Manaus (AM), com o objetivo de ser uma extensão de atendimento psicológico que acolhe pessoas com necessidade de cuidados emocionais, auxiliando a lidar com a angústia. O projeto se configura como um serviço de acolhida e amparo, visando cuidar de maneira emergencial daqueles que apresentam algum tipo de sofrimento psicossocial, disponibilizando escuta, aceitação e cuidado e realiza atendimentos na modalidade emergencial em psicologia, voltados ao cuidado dos acolhidos em processo de recuperação da Fazenda da Esperança. É um espaço de criação e re-criação para aqueles (clientes, alunos e professores) que se colocam disponíveis para a experiência.

Considerado o primeiro serviço de atendimento em emergência em psicologia no contexto de Delegacias do Brasil, o projeto teve início no ano de 2002, na Delegacia da Mulher, e foi transferido em 2005 para a Delegacia 8º Distrito Policial de Manaus, atuando no contexto da violência, amparando os usuários do serviço – vítimas ou agressores – e possibilitando espaço de reflexão e mudança para suas vidas.

Em 2006, o projeto foi transferido para a Fazenda da Esperança e, desde então, oferece atendimento aos acolhidos que procuram ajuda de maneira espontânea. Segundo Carla Dimarães, psicóloga e coordenadora do Plantão, a iniciativa já realizou cerca de 20 mil atendimentos psicológicos.

Além disso, o projeto empenha-se na construção de profissionais de psicologia mais atuantes e próximos à dinâmica social, principalmente nas temáticas que envolvem o uso abusivo de álcool e outras drogas. Com isso, o Plantão Psicológico propõe ao graduando a possibilidade de vivenciar uma realidade que o ajudará em seu crescimento profissional e fortalecimento de competências e habilidades para sua formação. Atualmente, o Plantão atua com 44 alunos e 9 psicólogos voluntários.

Os Anjos Azuis, como são conhecidos, proporcionam aos acolhidos reflexões sobre seus conflitos a partir da convivência na Fazenda da Esperança, de forma a repensarem seus papéis sociais e maneiras de viver coletivamente, atendendo as normas da boa convivência, além de promover capacitação profissional e desenvolvimento de pessoas para a reinserção no mercado de trabalho de maneira mais eficaz.

Esta capacitação e reinserção de pessoas vêm por meio de outros programas que nasceram em consonância com o tripé da Fazenda da Esperança: convivência, espiritualidade e trabalho. São eles:

  • PROGRAMA CAPACITA

O Programa Capacita tem por objetivo desenvolver competências e habilidades no acolhido para o mercado de trabalho, buscando facilitar a inserção do mesmo no exercício profissional, conscientizando das demandas exigidas.

  • PROGRAMA HABILITA

O Programa Habilita desenvolve habilidades emocionais nos acolhidos da Fazenda com o objetivo de melhorar as relações com seus pares, com eles mesmos e com suas famílias. Busca levar ao acolhido a compreensão de suas emoções e das emoções do próximo, visando a boa convivência, respeito mútuo e cooperação. Proporciona, ainda, a promoção da cidadania no espaço da recuperação de dependentes químicos, possibilitando a convivência em grupo, estimulando cooperação, gestão de conflitos e solução de problemas, bem como outras temáticas emergentes. 

  • PROGRAMA TRANSFORMA

O Programa Desenvolve tem por objetivo proporcionar àqueles que estão em recuperação, do uso e abuso de álcool e drogas atendimento no formato emergencial em Psicologia, através da escuta, acolhimento e cuidado, possibilitando o resgate de sua história, bem como busca devolver a quem procura o serviço a possibilidade de reconstruir-se, de aprender a lidar consigo mesmo e com os membros de sua família e sociedade, devolvendo ao residente a possibilidade de reconstruir ou construir um projeto de vida. 

Quer conhecer mais sobre o Plantão Psicológico? Clique aqui!