Entre os dias 16, 17 e 18 de março foi realizado o tríduo comemorativo pelos cinco anos de abertura da Fazenda Pe. Antônio Henrique P. Neto de Jaboatão dos Guararapes, que fica localizada ao redor da grande Recife no estado de Pernambuco. Sendo uma iniciativa da Arquidiocese de Olinda e Recife, juntamente com a Prefeitura Municipal, a filial foi inaugurada no dia 1 de março de 2018, a unidade atualmente acolhe 44 jovens e já mudou a vida de muitas famílias do estado pernambucano.

O nome da Fazenda foi escolhido para homenagear o Pe. Antônio Henrique, um jovem sacerdote ligado ao Arcebispo Dom Helder Câmara que aos 28 anos de idade foi morto e torturado no ano de 1969 por um grupo de extermínio dos ditadores do Regime Militar de 1964. Pe. Antônio Henrique marcou a história com sua trajetória de acompanhamento e orientação espiritual da juventude no Recife e foi martirizado por seus trabalhos de denúncia da repressão e defesa da justiça social.

Nestes três dias de celebração estiveram presentes, além dos acolhidos os grupos GEV de Recife, ES e seus familiares, voluntários, benfeitores e políticos. Padre Osman de Morais, que é pároco na comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida abriu o primeiro dia do tríduo com Missa e Adoracão ao Santíssimo Sacramento, estendendo o momento à uma noite de evangelização. Na sexta-feira (17) o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido celebrou a Santa Missa e esteve reunido para um café da tarde juntamente aos voluntários da instituição, a equipe de reportagem da Pascom registrou todo o momento. O Diácono Antão Marcelo Leão, este que foi um dos grandes incentivadores do projeto de construção da unidade, também esteve presente ao longo do dia festivo. Dom Fernando e o Diácono Antão compõem a Diretoria Local, evidenciando tamanha dedicação com a causa. Para finalizar, no sábado (18) às 11h00 da manhã, Dom Limacêdo Antônio, Arcebispo auxiliar de Dom Fernando, celebrou a Missa de São José. Após a Missa, a Feijoada da Esperança fez a alegria da galera, comida farta e musica boa foram as pedidas para o almoço do dia. Ainda no sábado, porém no período noturno, o DJ Cristão Roony Moura, proporcionou a “Cristoteca” com uma sessão de musicas eletrônicas produzidas a partir de canções cristãs e deu seu testemunho de vida para os acolhidos, ressignificando o sentido de diversão para cada um dos jovens presentes.

Reinaldo da Silva que tem 24 anos e vivia em situação de rua, hoje está acolhido a 06 meses na instituição e conta como tem sido sua experiência: “Viver aqui na FAzenda da Esperança tem sido muito bom, estou aprendendo a me divertir sem beber e usar drogas. A apresentação do DJ católico proporcionou pra mim e meus irmãos de caminhada uma descontração saudável, nós nos divertimos muito, e o melhor foi que estávamos todos em sobriedade. Está sendo maravilhoso o aprendizado de novos hábitos, eu aderi a um novo estilo de vida que me permite ter momentos de verdadeira alegria com Jesus em meu coração.”

Matheus Bogado, se recuperou na Fazenda das Pedrinhas em Guaratinguetá e hoje é o Responsável Local da unidade de Jaboatão, segundo ele ˜Esta é uma Fazenda da Esperança muito especial, fruto de uma iniciativa da Igreja e continuada pelo trabalho das mãos de Deus, sou muito feliz pela grande oportunidade que tive em me tornar membro desta comunidade. Além da belíssima estrutura que temos, a providência divina se manifesta fortemente para conosco, graças aos benfeitores assíduos e comprometidos com a causa, que sempre nos ajudam com doações de alimentos e materiais de higiene e limpeza. Sinto que somos muito agraciados com a proximidade que temos com a Igreja, a Diocese realmente nos abraça e os padres das comunidades próximas sempre se fazem presentes no nosso dia-a-dia, atendendo com direção espiritual nossos jovens acolhidos. Dom Fernando e Dom Limacêdo são muito caridosos e fazem questão de divulgar nosso trabalho sempre que podem. Foram dias mais que especiais, toda a Unidade construída gerou Jesus no Meio de nós nestes dias de ação de graças. Assim como consta a passagem bíblica a qual Pedro e os apóstolos são julgados pelos fariseus, um deles, Gamaliel, disse: “Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá, mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la.” entendo que esta é uma Obra de Deus, e são apenas os primeiros cinco anos e tantos outros que virão a trabalho em prol dos que mais sofrem.”

A alegria e a gratidão a Deus pela continuidade da Obra foram os sentimentos e emoções que envolveram a todos que prestigiaram o evento. A certeza de que Papai do Céu está a frente de tudo dá sustento e empenho a todos que já contribuíram e ainda contribuem para espalhar o amor e a esperança no coração dos necessitados que são atendidos na Fazenda da Esperança de Jaboatão dos Guararapes.