A unidade da Fazenda da Esperança localizada na cidade de Nysa, na Polônia, passou a acolher refugiados da Ucrânia desde o dia 07 de março deste ano. Essa iniciativa foi tomada após o início do movimento de pessoas que deixaram o país em busca de segurança e refúgio. Atualmente cerca de 30 pessoas, entre adultos e crianças, recebem alimentação, moradia e podem conviver com os voluntários da casa.

Padre José Luiz de Menezes, presidente da Obra Social Nossa Senhora da Glória– Fazenda da Esperança, visitou a unidade nas últimas semanas do mês de abril. “A providência é abundante, o fato de eles abrirem as portas para acolher faz com que experimentem em abundância da providência. Todas as necessidades são supridas, porque abriram o coração para acolher essas famílias”, afirmou.

Ao chegar à cidade, os refugiados são encaminhados para os locais onde é possível registrar-se. Em seguida, são encaminhados para os pontos de acolhida. O trabalho de acolhimento tem sido feito em parceira com outras instituições, como a Caritas.

Pe. Luiz contou que foi procurado por uma representante do grupo de refugiados, para ter uma conversa. A mulher, não identificada, desejava manifestar gratidão à Fazenda da Esperança pelo acolhimento e a vivência. “Convidei-a para ir ao Brasil, porém ela disse: ‘- o nosso desejo é primeiro voltar à nossa terra, estamos lutando para que essa guerra passe, mas quero sim visitar o Brasil’”, contou