“Sede praticantes da Palavra, e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tg 1,22)

O tema relativo a ouvir e praticar é uma questão fundamental da qual Tiago, o autor do versículo deste mês, trata com insistência. Com efeito, a carta continua, mais adiante: “Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei per- feita, que é a da liberdade, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, será feliz naquilo que faz” (Tg 1,25). E é precisamente este esforço de conhecer as Suas Palavras e vivê-las que nos liberta e nos dá alegria.

Poderíamos dizer que o versículo bíblico deste mês é propriamente a causa da prática conhecida como “Palavra de Vida”, que se espalhou no mundo inteiro. Chiara Lubich escolhia uma frase de sentido completo da Escritura – no início uma vez por semana, depois uma vez por mês – e a comentava no grupo. Depois se encontravam e partilhavam os frutos daquilo que a frase tinha realizado por meio das experiências de vida. Assim, ia-se criando uma comunidade unida que mostrava de forma embrionária as transformações sociais que ela era capaz de realizar.

“Embora na sua simplicidade, a iniciativa ofereceu uma contribuição notável para a redescoberta da Palavra de Deus no mundo cristão do século XX”¹, transmitindo um “método” para viver o Evangelho e compartilhar os seus efeitos.

“Sede praticantes da Palavra, e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

A carta de Tiago retoma o que Jesus anunciou para fazer viver e experimentar a realidade do Reino dos céus entre nós: declara bem-aventurado quem ouve a sua Palavra e a guarda²; reconhece como sua mãe e seus irmãos aqueles que a ouvem e a põem em prática³; compara a Palavra à semente que, se cair em terra boa, isto é, naqueles que a ouvem com um coração bom e generoso e a guardam, faz com que produzam frutos com a sua perseverança⁴.

“Em cada Palavra sua Jesus exprime todo o seu amor por nós”, escreve Chiara Lubich. “Vamos concretizá-la, assumi-la como coisa nossa. Experimentemos quanta potência de vida ela irradia em nós e ao nosso redor quando a vivemos. Apaixonemo-nos pelo Evangelho até o ponto de deixar-nos transformar nele e de transbordá-lo sobre os outros. […] Sentiremos claramente, de modo palpável, a libertação de nós mesmos, dos nossos limites, das nossas escravidões. E não é só: já que demos a Jesus a liberdade de viver em nós, veremos explodir a revolução de amor que Ele provocará no ambiente social que nos envolve.”

LUBICH, Chiara. A Palavra em fatos. Palavra de Vida, setembro de 2006.

“Sede praticantes da Palavra, e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Como colocar em prática a Palavra? Olhemos à nossa volta e façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para nos colocarmos a serviço dos necessitados com pequenos ou grandes gestos de cuidado mútuo, transformando as estruturas injustas da sociedade, combatendo a violência, incentivando gestos de paz e de reconciliação, crescendo na sensibilidade e nas ações em favor do nosso planeta.

Assim, uma autêntica revolução irromperá na nossa vida, na vida da nossa comunidade, no ambiente de trabalho em que atuamos.

O amor se manifesta nas ações sociais e políticas que buscam construir um mundo melhor. Em Lámud, cidade da Amazônia peruana, a 2.330 metros acima do nível do mar, como fruto da dedicação de uma pequena comunidade dos Focolares às pessoas mais frágeis, nasceu um centro para idosos que recebeu o nome da fundadora do Movimento.

“O centro foi inaugurado em plena crise de pandemia e acolhe 50 pessoas idosas e solitárias. A casa, os móveis, as louças e até os alimentos, tudo foi doado pela comunidade próxima. Foi um desafio, cheio de dificuldades e obstáculos, mas em março de 2022 o Centro Chiara Lubich celebrou o seu primeiro aniversário, abrindo as portas à cidade com uma festa, da qual também as autoridades políticas participaram. Os dois dias de comemoração angariaram novos voluntários, adultos e crianças, que querem se dedicar aos vovôs solitários, ampliando o círculo familiar deles.”

Bilancio di Comunione 2022. Movimento dei Focolari, em https://www.focolare.org/wp-content/uplo- ads/2024/01/BdC-2022-2.pdf, p.67.

1) 1) LUBICH, Chiara. Parole di Vita, Introduzione, org. Fabio Ciardi, (Opere di Chiara Lubich 5), Roma: Città Nuova 2017, p. 9.
2) Cf. Lc 11,28.
3) 3) Cf. Lc 8,21.
4) Cf. Mt 17, 6.

Organizado por Patrizia Mazzola com a comissão da Palavra de Vida.
Fonte: Movimento dos Focolares