A História da Fazenda da Esperança

Já são mais de 40 anos de história, desde a chegada de Frei Hans até os dias atuais

Diversos fatos marcam a história da Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança. Veja como a prática do amor ao próximo tem transformado a vida de pessoas necessitadas, de idades e classes sociais variadas.

Neste espaço valorizamos nossa história e desejamos que você a conheça e compreenda como vale a pena ajudar quem precisa.

Nossa História

Paróquia Nossa Senhora da Glória

O frei alemão, Hans Stapel, franciscano da Ordem dos Frades Menores, OFM, em junho de 1979, toma posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá/SP. Ao chegar na paróquia, encontra a Obra Social Nossa Senhora da Glória em plena atividade desde 1970. Em sua nova terra de missão transmite a presença de Jesus, no meio de sua comunidade , vivendo o Evangelho.

A vivência da Palavra

Nasce um grupo para meditar a Palavra, fazer comunhão de experiências uns com os outros e viver atos concretos de amor, como visitar os pobres e doentes. Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos e Iraci da Silva Leite também fazem parte desse grupo que cresce cada vez mais liderado por Frei Hans, na Paróquia Nossa Senhora da Glória.

A Esquina

Depois de passar várias vezes de bicicleta por uma esquina do bairro Pedregulho, em Guaratinguetá/SP, Nelson Giovanelli, que desejava viver o Evangelho concretamente, resolve se aproximar de um grupo de vinte jovens que se drogavam naquele local. Desse passo cheio de coragem, o jovem conquista a confiança dos maninhos e passa a se encontrar com eles frequentemente.

A Bicicleta

Um dos usuários resolve pedir emprestada a bicicleta de Nelson no intuito de vendê-la para comprar droga. Nelson prontamente a entrega vendo, nesta atitude, uma oportunidade de amar concretamente. Na verdade, os maninhos da Esquina também escolheram fazer um ato de amor: devolveram a bicicleta limpa e consertada!

O bolo

Um dos maninhos da esquina e usuário de drogas, conhecido como Tê, é surpreendido com um bolo para comemorar seu aniversário, trazido por Nelson e por sua irmã, que o havia feito. Segundo Nelson:

Criou-se naquele instante um clima inexplicável. Havia uma atmosfera de respeito e união indescritível (…) vim a compreender que precisamente este foi o momento em que Jesus chegou a essa Esquina. Fruto do amor recíproco entre minha irmã e eu, e, posteriormente, do amor recíproco entre eles e nós.

O primeiro pedido: fruto da vivência da Palavra

Depois de viver o amor concreto, veio o pedido de ajuda de Antônio Eleutério para sair do mundo das drogas. Nascia a Fazenda da Esperança.

A primeira casa alugada

Outros jovens se juntam a Antônio Eleutério e desejam se recuperarem da drogadição e viverem o Evangelho, inspirados por Nelson Giovanelli. Frei Hans acompanha e orienta os envolvidos nesta nova experiência de vida comum em uma casa alugada, próxima da paróquia. Ele dá de presente ao grupo uma máquina de cortar grama, visando, através do trabalho, uma fonte de renda.

Primeiro centro de recuperação

Frei Hans pede à população da cidade de Guaratinguetá/SP que oferte uma área a fim de que os recuperandos aprofundem o seu novo estilo de vida. O terreno é doado no bairro Santa Edwiges, próximo à Serra da Mantiqueira: um grande brejo com uma casinha. Nasce a primeira unidade da Fazenda da Esperança, onde, hoje, encontra-se o Centro Masculino.

As primeiras regras

Nelson e seus companheiros, durante um seminário internacional em Salvador, traçam o primeiro esboço de regras mínimas para os maninhos. A partir desse encontro muitas normas do dia a dia são consideradas obrigatórias, como a presença na meditação diária.

A primeira Fazenda fora de Guaratinguetá

Nasce, em julho de 1987, no município maranhense de Coroatá, em meio à floresta de babaçu, a primeira Fazenda fora de Guaratinguetá, batizada como Santo Agostinho. Desde o seu nascimento, é orientada pelo Padre Paulo Stapel, irmão gêmeo de Frei Hans.

Julião, primeiro recuperando presidiário da Fazenda

José Júlio da Silva, conhecido como Julião, é o primeiro recuperando presidiário a permanecer na Fazenda em Guaratinguetá/SP após o alvará de soltura, certamente porque encontrou, na comunidade terapêutica, o sentido da vida e uma nova família. É também o primeiro a receber a responsabilidade de coordenar um grupo de acolhidos dentro da Fazenda. Lamentavelmente, no dia 12 de julho de 1989, Julião foi trabalhar com o trator, mas, durante a execução do trabalho, a máquina não resistiu a tração e virou, tirando-lhe a sua vida. Sua memória ainda é viva na casa que recebe seu nome na Fazenda São Libório, em Guaratinguetá/SP.

Primeira Fazenda Feminina

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciam em Guaratinguetá/SP, o trabalho de acolher mulheres. Elas deixam tudo para seguir o exemplo do jovem Nelson Giovanelli.

Primeiros votos de Nelson Giovanelli

Nelson Giovanelli faz os votos privados de pobreza, obediência e castidade como leigo consagrado na presença de Frei Hans, para viver totalmente à disposição de Deus no trabalho com os jovens acolhidos na Fazenda.

Frei Hans passa a dedicar-se inteiramente à Fazenda

Aos poucos, Frei Hans sente interiormente que Deus lhe dá uma vocação especial. A Igreja percebe que a mão de Deus conduz a Fazenda da Esperança. Frei Hans recebe a liberação para se dedicar inteiramente à obra que, a esta altura da história, já está com mais uma unidade em Lagarto, no Estado de Sergipe.

Chegada da primeira congregação de Irmãs

As primeiras religiosas chegam em Guaratinguetá/SP para ajudar no acompanhamento espiritual dos recuperandos. A chegada da Congregação de origem alemã, Franciscanas de Siessen, marca o início de uma aliança entre o Carisma da Esperança e outros carismas da Igreja; é dessa parceria que surge a prece repetida na meditação do terço em todas as Fazendas: que renove sua aliança entre nós.

Primeiros sinais da Família da Esperança

Muitos outros jovens a exemplo de Nelson Giovanelli, dentre eles, ex-dependentes, são tocados por Deus e se doam na Fazenda da Esperança. Uma nova família de consagrados se inicia.

Primeira Fazenda fora do Brasil

Surge, em julho de 1998, a primeira unidade da Fazenda da Esperança fora do Brasil, em Berlim, na Alemanha.

A presença contemplativa

As Irmãs Clarissas chegam na Fazenda Centro Masculino no dia 12 de outubro de 1998, para assistirem espiritualmente aos acolhidos e acompanharem, de perto, a construção do novo mosteiro, que logo é inaugurado em 11 de agosto de 2000.

Surgimento da Associação de Fiéis Família da Esperança

Durante a celebração eucarística no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, os membros da Família da Esperança recebem das mãos do Arcebispo de Aparecida, cardeal Dom Aloísio Lorscheider, a aprovação diocesana como Associação de Fiéis Família da Esperança.

Surgimento dos Grupos Esperança Viva

Início dos grupos dos Es que se encontram regularmente (Es – primeiras letras da palavra Esperança – assim são chamados os que se recuperam na Fazenda). O termo Esperança Viva surge como inspiração mais concreta para os grupos de apoio àqueles que passaram pela recuperação na Fazenda, e também pessoas que começaram a viver a experiência do Evangelho, a mesma que se vive na Fazenda da Esperança.

Primeiros Votos da Família da Esperança

Dom Bernardino Marchió, um bispo carinhosamente chamado de bispo fazendeiro, propõe que os membros da Família da Esperança façam o voto da Esperança, presente nos Estatutos Gerais como virtude que faz contemplar além das chagas da humanidade, a vitória do Ressuscitado.

Visita do Cardeal Stanislaw Rylko

Em novembro de 2006, a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá/SP, recebe a visita inesperada do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, o bispo Dom Stanislaw Rylko.

Visita do Papa Bento XVI

No dia 12 de maio de 2007, a Fazenda da Esperança São Libório – Pedrinhas, em Guaratinguetá/SP,  teve a graça de receber a visita do Papa Bento XVI. No encontro, foram recebidas seis mil pessoas, dentre elas, dois mil jovens recuperandos das Fazendas de várias partes do mundo.

Reconhecimento Pontifício

No dia 24 de maio, os membros que compõem a Família da Esperança, recebem, das mãos do Cardeal Stanislaw Rylko, o reconhecimento pontifício como Associação Privada de Fiéis, de caráter internacional.

Visita da presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce, à Fazenda da Esperança

No dia 15 de abril de 2014, a Fazenda da Esperança São Libório – Pedrinhas, em Guaratinguetá/SP, recebe a visita de Maria Voce e Giancarlo Faletti, respectivamente, presidente e copresidente do Movimento dos Focolares, para um momento marcante entre os dois carismas ligados pela espiritualidade da unidade de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.  A visita que contou com a presença de mais de 600 jovens da Fazenda e vários participantes via internet.

Abertura da Porta Santa nas Fazendas da Esperança

As Fazendas da Esperança das cidades de Manaus/AM, São Joaquim do Monte/PE e Sobral/CE, foram indicadas pelos seus bispos, como lugar de concessão de indulgência por ocasião do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia de 2015, ocorrendo, em suas capelas, a abertura da Porta Santa.

Morte da Irmã Odete

Na manhã do dia 24 de julho de 2015, Irmã Odete, da Congregação das Franciscanas de Siessen, é assassinada, vítima de um assalto dentro da Fazenda da Esperança São Libório,  em Guaratinguetá/SP. Foram 65 anos de vida dedicada a Deus, sendo seis vividos na Fazenda da Esperança, junto à catequese e ao acompanhamento espiritual dos acolhidos.

Inauguração do Santuário da Esperança

Na tarde do dia 30 de janeiro, em missa solene, a Igreja de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e Santa Crescência, localizada na Fazenda São Libório, em Guaratinguetá/SP, é elevada, através de Decreto do Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assim,  o Santuário da Esperança. Neste mesmo dia, aconteceu a abertura da Porta Santa do Santuário da Esperança.

35 anos da Fazenda da Esperança: o Sim de Maria

Na manhã do dia 23 de junho, após a celebração eucarística presidida pelo Custódio da Terra Santa, Frei Francisco Paton, OFM, é instalado, na Basílica da Anunciação, em Nazaré, Israel, o vitral que representa o Sim de Maria, do vitralista Lorenz Heilmair, ocasião que marcou os 35 anos de fundação da Fazenda da Esperança; os quatro fundadores da Obra, na companhia de Dom Mário Rino Silvieri, bispo emérito da Diocese de Propriá/SE, e peregrinos da Escola Missionária Internacional marcaram presença.

30 anos da Fazenda Feminina

Em novembro de 2018, a Fazenda da Esperança celebrava os 30 anos da parte feminina. A comemoração foi realizada no Centro Feminino Mãe da Esperança, em Guaratinguetá-SP. Na manhã do dia 10 de novembro, Frei Hans, fundador da Fazenda, presidiu a celebração eucarística para aproximadamente 1500 pessoas. À noite a atração ficou por conta do Show Solo de Esperança . No dia 11 de novembro Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, celebrou a Missa de encerramento.

Prêmio Pomba Dourada da Paz

Na tarde do dia 11 de novembro de 2018, Frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança, recebeu o prêmio internacional Pomba Dourada da Paz. Padre Marcelino Pungulimue, e a comitiva da Fundação Sol, da Arquidiocese de Huambo na Angola entregaram a honraria. Este é o segundo maior prêmio da paz a nível mundial, concedido a pessoas e organizações que através de seus atos exprimem o desejo e a busca pela paz e serenidade.

Portal Fazenda da Esperança

Você está saindo do Portal

Ao continuar navegando, você será direcionado à plataforma de um parceiro da Instituição, o qual preza pela Lei Geral de Proteção de Dados e, portanto, estará sujeito aos termos e condições deste site. Recomendamos ler a política de privacidade do mesmo.

Você será redirecionado para

Clique no link para continuar ou CANCELAR

Loading...
×

 

Olá,

Seja bem-vindo(a). Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábados, das 7h às 10h.

×