Ricardo oliveira

“Quando você escolhe Deus, aquilo que você vai fazer se torna secundário”

Ricardo, nasceu no estado do Rio Grande do Sul, onde participava de formações espirituais, do Movimento dos Focolares, em Vargem Grande Paulista/SP. Nesses encontros, conheceu frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, fundadores da realidade masculina da Fazenda da Esperança, bem como os padres José Luiz, Anderson e César, membros da Família da Esperança que, na época, eram seminaristas.

Ricardo notava que aquilo que era experimentado nas formações, ao mesmo tempo, era vivido concretamente dentro da Fazenda da Esperança. Com isso, a princípio, desejava passar o período de três meses em uma unidade da Fazenda na região Sul do Brasil. Contudo, resolveu permanecer durante mais tempo, após ser tocado de forma pessoal por sua primeira experiência missionária, na abertura da Fazenda da Esperança de Rio Brilhante/MS. Durante aquela missão aconteceu um acidente com o veículo dos missionários e alguns ficaram em estado grave. O que poderia causar, em Ricardo, desânimo e desistência se transformou em desejo de doar a própria vida e praticar o amor ao próximo.

Hoje, são 25 anos dentro da Obra; dez foram vividos em missão no continente africano, entre 2006 e 2016.

Galeria de Imagens

Além do nosso querido Ricardo

Leia também sobre a trajetória de vida de outros membros da presidência

Angelúcia

O contato inicial de Angelúcia com a Fazenda foi através dos primeiros informativos. Ela sentiu o desejo de conhecer mais a obra e se voluntariar.

Leia Mais >

Padre Luiz

Ainda jovem Luiz desejava ser padre. Orientado pelo seu bispo, ele aceitou fazer uma experiência de discernimento pessoal na Fazenda da Esperança.

Leia Mais >

Juliana

Juliana acompanhou uma amiga que foi acolhida pela Fazenda. Porém, ela mesma é quem foi cativada pelo Carisma da Esperança e decidiu fazer parte da obra.

Leia Mais >

X