Projeto Girassol

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de modo contínuo e ininterrupto, associado principalmente com a segurança de convívio, de modo a estimular o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Sobre o projeto

O Projeto Girassol busca ser uma resposta no auxílio às famílias, na proteção do risco social e na formação humana, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, promovendo o acesso a direitos e o usufruto deles e contribuindo na melhoria da qualidade de vida. Além disso busca o resgate e fortalecimento da cidadania visando a transformação social por meio da redução da ocorrência de vulnerabilidades, prevenção de riscos sociais e aumentando, assim, o acesso a serviços socioassistenciais.

De forma concreta, pode-se destacar algumas ações: comemorações em datas culturais (carnaval, dia das mães, páscoa, dia das crianças, natal, entre outras); apropriação do território (caminhada pelo bairro, pela cidade, atividades externas nos espaços Institucionais, como a Fazenda da Esperança Mãe da Esperança, a Fazenda da Esperança Santa Edwirges e Fazenda da Esperança São Libório); fortalecimento das relações institucionais para com as famílias (festas, encontros formativos e informativos) bem como aproximação da rede municipal de atendimento socioassistencial (contato direto com a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social do bairro São Francisco, dos Conselhos Municipais da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente; aproximação com a rede municipal de Educação por meio de reuniões com a Escola Municipal Aliete Ferreira Gonçalves, onde 98% das crianças se encontram matriculadas; encaminhamentos para a Unidade Estratégia Saúde da Família do São Manoel; e, encaminhamentos ao órgão de proteção Conselho Tutelar.

Objetivo

  • Desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por meio da formação, da participação e cidadania, protagonismo e autonomia, ampliando trocas culturais e de vivências, fortalecendo os vínculos sociais e comunitários;
  • Possibilitar acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
  • Prestar atendimento de, no mínimo trê horas diárias, cinco vezes por semana, especificando o turno;
  • Qualificar a oferta do serviço por meio da promoção da capacitação sistemática dos profissionais responsáveis pela oferta dos serviços;
  • Articular ações junto a rede socioassistencial, demais órgãos e políticas públicas;
  • Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
  • Favorecer o fortalecimento e a integração comunitária assegurando os espaços de referência.

Metodologia

O cronograma de atividades executadas foi organizado de acordo com a fundamentação teórica metodológica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Comunitários e Familiares para crianças, a partir da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009. Também foi feito Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, respeitando as normativas da Lei Nº 13.019 de 31 de julho de 2014.

Portanto, estruturou-se o instrumental denominado de Quadro de Metas, tendo como objetivos específicos, ações voltadas ao atendimento socioassistencial direto com o público alvo, bem como ações de participação social entre a equipe e familiares, a fim de que pudéssemos potencializar o trabalho com a rede municipal de atendimentos à criança em uma perspectiva de garantia de direitos impactando socialmente na redução das expressões de questões sociais inerentes ao território em que o projeto está inserido.

Interlocução com CRAS e CREAS

A interlocução se dá através de encaminhamento da Instituição para o CRAS/CREAS e avaliação das atividades realizadas através de relatórios mensais enviados para a equipe de avaliação e monitoramento (termo de parcerias) do CRAS de referência.

Nossa unidade

O Projeto Girassol está localizado no bairro São Manoel, na zona rural do município de Guaratinguetá/SP, o qual não oferece oportunidades recreativas para as crianças e adolescentes. A população enfrenta ausência de serviços socioassistenciais, bem como situações socioeconômicas, apresentando condições favoráveis ao tráfico de drogas, colocando em risco crianças e adolescentes do local.

Atualmente, o Projeto Girassol conta com 1 espaço de recepção, 1 sala ampla para as oficinas, 1 sala multiuso, 2 salas para material pedagógico e de uso exclusivo dos Educadores, 1 sala para abordagem individual, 1 sala de atendimento psicossocial, 1 almoxarifado, 1 cozinha, 1 despensa, 1 refeitório com capacidade para 30 crianças, 4 banheiros, sendo que dois deles são destinados ao uso exclusivo das crianças (um feminino e um masculino), um banheiro adaptado para pessoas com deficiência e/ou dificuldade para se locomover, um banheiro exclusivo para o uso dos funcionários, e 1 lavanderia. Também contamos com espaço na área externa composto por 01 quadra de futebol e basquete, brinquedos lúdicos (parque infantil) e um espaço para realização da Oficina de Horta Comunitária.

Resultados obtidos

Melhoria da qualidade de vida das famílias, redução de risco social e vulnerabilidade das crianças e adolescentes oriundos do bairro São Manoel, bem como favorecimento do acesso aos serviços sócioassistências, através do fortaleci- mento da atuação em rede com a participação nos espaços de controle social e das oportunidades ofertadas, garantindo o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

Por causa da pandemia, 2020 foi um ano de adaptações significativas para o Projeto Girassol e para toda a sociedade. No período de suspensão das atividades presenciais, embora tenham sido grandes os impactos negativos na realidade das famílias, para o Projeto Girassol foi um período providencial. No mesmo ano o projeto foi selecionado através do Edital COMUNIDADE PRESENTE – ITAÚ SOCIAL, que viabilizou parte do recurso financeiro necessário para reformar toda a sede de execução do Projeto. Contando com a contrapartida da Instituição mantenedora, a nova estrutura do Projeto Girassol transformou o espaço em um ambiente atraente, amplo, confortável e lúdico. Acredita-se que seja mais uma fonte de motivação e atração para as crianças e adolescentes. Todas essas adequações foram pensadas para beneficiar as crianças e seus familiares que frequentam a Instituição.

Galeria de fotos

Conheça o projeto de perto

Teremos o prazer em te adender e lhe dar mais informações. Use os botões abaixo para chegar até nós.

Informações legais

CNPJ: 48.555.775/0001-50

Telefone

Disque para (12) 99621-6648

Endereço

Rua Alexandrina Ferreira Leite, n° 90/98/102 – Bairro São Manoel – Guaratinguetá/SP – CEP: 12.512-330

E-mail

Para mais informações, envie uma mensagem para o endereço projetogirassol@fazenda.org.br

Portal da Transparência

Nossa missão é ser Embaixadores da Esperança em qualquer lugar do mundo. Por isso, também prezamos pela transparência para continuar servindo a Deus nos que mais precisam.

Portal Fazenda da Esperança

Você está saindo do Portal

Ao continuar navegando, você será direcionado à plataforma de um parceiro da Instituição, o qual preza pela Lei Geral de Proteção de Dados e, portanto, estará sujeito aos termos e condições deste site. Recomendamos ler a política de privacidade do mesmo.

Você será redirecionado para

Clique no link para continuar ou CANCELAR

Loading...
×

 

Olá,

Seja bem-vindo(a). Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábados, das 7h às 10h.

×