Assegurar que crianças e adolescentes tenham segurança de convívio

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de modo contínuo e ininterrupto, associado principalmente com a segurança de convívio, de modo a estimular o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Projeto Girassol

O Projeto Girassol busca ser uma resposta no auxílio às famílias, na proteção do risco social e na formação humana, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, promovendo o acesso a direitos e o usufruto deles e contribuindo na melhoria da qualidade de vida. Além disso busca o resgate e fortalecimento da cidadania visando a transformação social por meio da redução da ocorrência de vulnerabilidades, prevenção de riscos sociais e aumentando, assim, o acesso a serviços socioassistenciais.

De forma concreta, pode-se destacar algumas ações: comemorações em datas culturais (carnaval, dia das mães, páscoa, dia das crianças, natal, entre outras); apropriação do território (caminhada pelo bairro, pela cidade, atividades externas nos espaços Institucionais, como a Fazenda da Esperança Mãe da Esperança, a Fazenda da Esperança Santa Edwirges e Fazenda da Esperança São Libório); aortalecimento das relações institucionais para com as famílias (festas, encontros formativos e informativos) bem como aproximação da rede municipal de atendimento socioassistencial (contato direto com a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social do bairro São Francisco, dos Conselhos Municipais da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente; aproximação com a rede municipal de Educação por meio de reuniões com a Escola Municipal Aliete Ferreira Gonçalves, onde 98% das crianças se encontram matriculadas; encaminhamentos para a Unidade Estratégia Saúde da Família do São Manoel; e, encaminhamentos ao órgão de proteção Conselho Tutelar.

Objetivo

  • Desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por meio da formação, da participação e cidadania, protagonismo e autonomia, ampliando trocas culturais e de vivências, fortalecendo os vínculos sociais e comunitários;
  • Possibilitar acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
  • Prestar atendimento de, no mínimo trê horas diárias, cinco vezes por semana, especificando o turno;
  • Qualificar a oferta do serviço por meio da promoção da capacitação sistemática dos profissionais responsáveis pela oferta dos serviços;
  • Articular ações junto a rede socioassistencial, demais órgãos e políticas públicas;
  • Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
  • Favorecer o fortalecimento e a integração comunitária assegurando os espaços de referência.

Metodologia

O cronograma de atividades executadas foi organizado de acordo com a fundamentação teórica metodológica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Comunitários e Familiares para crianças, a partir da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009. Também foi feito Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, respeitando as normativas da Lei Nº 13.019 de 31 de julho de 2014.

Portanto, estruturou-se o instrumental denominado de Quadro de Metas, tendo como objetivos específicos, ações voltadas ao atendimento socioassistencial direto com o público alvo, bem como ações de participação social entre a equipe e familiares, a fim de que pudéssemos potencializar o trabalho com a rede municipal de atendimentos à criança em uma perspectiva de garantia de direitos impactando socialmente na redução das expressões de questões sociais inerentes ao território em que o Projeto está inserido.

Interlocução com CRAS e CREAS

A interlocução se dá através de encaminhamento da Instituição para o CRAS/CREAS e avaliação das atividades realizadas através de relatórios mensais enviados para a equipe de avaliação e monitoramento (termo de parcerias) do CRAS de referência.

Onde Estamos?

O Projeto Girassol está localizado no bairro São Manoel, na zona rural do município de Guaratinguetá/SP, o qual não oferece oportunidades recreativas para as crianças e adolescentes. A população enfrenta ausência de serviços socioassistenciais, bem como situações socioeconômicas, apresentando condições favoráveis ao tráfico de drogas, colocando em risco crianças e adolescentes do local. O bairro também apresenta alto índice de desemprego, baixa escolaridade e prole numerosa, indicadores de risco e vulnerabilidades sociais.

Atualmente, o Projeto Girassol conta com 1 espaço de recepção, 1 sala ampla para as oficinas, 1 sala multiuso, 2 salas para material pedagógico e de uso exclusivo dos Educadores, 1 sala para abordagem individual, 1 sala de atendimento psicossocial, 1 almoxarifado, 1 cozinha, 1 despensa, 1 refeitório com capacidade para 30 crianças, 4 banheiros, sendo que dois deles são destinados ao uso exclusivo das crianças (um feminino e um masculino), um banheiro adaptado para pessoas com deficiência e/ou dificuldade para se locomover, um banheiro exclusivo para o uso dos funcionários, e 1 lavanderia. Também contamos com espaço na área externa composto por 01 quadra de futebol e basquete, brinquedos lúdicos (parque infantil) e um espaço para realização da Oficina de Horta Comunitária.

Resultados obtidos

Melhoria da qualidade de vida das famílias, redução de risco social e vulnerabilidade das crianças e adolescentes oriundos do bairro São Manoel, bem como favorecimento do acesso aos serviços sócioassistências, através do fortaleci- mento da atuação em rede com a participação nos espaços de controle social e das oportunidades ofertadas, garantindo o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

Por causa da pandemia, 2020 foi um ano de adaptações significativas para o Projeto Girassol e para toda a sociedade. No período de suspensão das atividades presenciais, embora tenham sido grandes os impactos negativos na realidade das famílias, para o Projeto Girassol foi um período providencial. No mesmo ano o projeto foi selecionado através do Edital COMUNIDADE PRESENTE – ITAÚ SOCIAL, que viabilizou parte do recurso financeiro necessário para reformar toda a sede de execução do Projeto. Contando com a contrapartida da Instituição mantenedora, a nova estrutura do Projeto Girassol transformou o espaço em um ambiente atraente, amplo, confortável e lúdico. Acredita-se que seja mais uma fonte de motivação e atração para as crianças e adolescentes.

Todas essas adequações foram pensadas para beneficiar as crianças e seus familiares que frequentam a Instituição.

Portal da transparência

Acese documentos importantes que demonstram com clareza a execução de nossos trabalhos, prestando contas e alinhando nossos objetivos com a sociedade.

Galeria de Imagens

Contato

As Obras Sociais da Fazenda da Esperança estão prontas pare te atender, seja por e-mail, telefone, WhatsApp ou aqui pelo site. Deixe uma mensagem clicando em “Fale Conosco. Retornaremos em breve.

Veja nosso trabalho pelas redes sociais

Seguindo nossas redes sociais você fica por dentro de todas as novidades, projetos e atividades da Fazenda da Esperança no Brasil e no mundo.

Portal Fazenda da Esperança

Você está saindo do Portal

Ao continuar navegando, você será direcionado à plataforma de um parceiro da Instituição, o qual preza pela Lei Geral de Proteção de Dados e, portanto, estará sujeito aos termos e condições deste site. Recomendamos ler a política de privacidade do mesmo.

Você será redirecionado para

Clique no link para continuar ou CANCELAR

Loading...
×

 

Olá,

Seja bem-vindo(a). Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábados, das 7h às 10h.

×