Conheça nossos fundadores

Como resposta a diversas necessidades da humanidade, mas principalmente dos que caíram nos vícios, Deus pensou num singelo carisma, filho de duas fontes: da pobreza franciscana e da unidade dentro do Movimento dos Focolares. E esse carisma foi confiado a um franciscano, Frei Hans Stapel, e a outros três jovens – Nelson, Iraci e Luci. Juntos, buscavam viver de forma concreta o Evangelho e o carisma de São Francisco e Chiara Lubich.

Frei Hans Stapel

Frei Hans Stapel

Frei Hans Stapel nasceu no dia 30 de dezembro de 1945, em Geseke (Alemanha), durante o final da Segunda Guerra Mundial. Filho de Franz Stapel e Else. Ainda na Alemanha, conheceu os carismas da unidade, de Chiara Lubich, e da pobreza, de São Francisco de Assis. É considerado pai da Fazenda da Esperança, comunidade que evoluiu de um centro de recuperação para dependentes químicos a uma família espiritual formada no seio da Igreja Católica.

Nelson Giovanelli

Nelson Giovanelli

Filho de João e Anna, Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, nascido em São Paulo. Aos 17 anos, Nelson Giovanelli, era um dos mais jovens entre os que ao ouvir as homilias de frei Hans Stapel, desejava seguir o mesmo caminho de vivência do Evangelho. Através do frei, Nelson descobriu o Movimentos dos Focolares, o Ideal da unidade, de Chiara Lubich. Em seu coração crescia o desejo de deixar tudo para amar somente a Deus.

Iraci Leite

Iraci Leite

Iraci Leite conheceu frei Hans na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá/SP. Logo que o frei chegou à comunidade, trouxe consigo o carisma do Movimento dos Focolares; a Unidade e da pobreza, de São Francisco de Assis. Em suas homilias Frei Hans inspirou a todos, contando suas experiências, especialmente com a frase: “tudo que fizeres aos menor dos meus irmãos, a mim o fizeste”; isso ajudou a dar um impulso na vida em comunidade.

Luci Rosendo

Luci Rosendo

Lucilene Rosendo é a filha caçula em uma família de 29 irmãos. Muito amada e querida por todos, a família de Luci, sempre foi ativa na sua comunidade, a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, bem em frente a casa onde morava em Lagarto/SE. Aos 19 anos Luci conheceu o Movimento dos Focolares, e a proposta de viver o Evangelho de maneira concreta a conquistou.

Portal Fazenda da Esperança

Você está saindo do Portal

Ao continuar navegando, você será direcionado à plataforma de um parceiro da Instituição, o qual preza pela Lei Geral de Proteção de Dados e, portanto, estará sujeito aos termos e condições deste site. Recomendamos ler a política de privacidade do mesmo.

Você será redirecionado para

Clique no link para continuar ou CANCELAR

Loading...
×

 

Olá,

Seja bem-vindo(a). Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábados, das 7h às 10h.

×