Fundadores

Conheça os nossos fundadores. Através da iniciativa deles é que tudo foi possível

Como resposta a diversas necessidades da humanidade, mas principalmente às pessoas que caíram nos vícios, Deus pensou num singelo carisma, filho de duas fontes: da pobreza franciscana e da unidade dentro do Movimento dos Focolares. E esse carisma foi confiado a um franciscano chamado Frei Hans Stapel, e a outros três jovens – Nelson, Iraci e Luci. Juntos, buscavam viver de forma concreta o Evangelho e beber dos carismas de São Francisco e de Chiara Lubich.

Frei Hans Stapel

Frei Hans stapel

Frei Hans Stapel nasceu no dia 30 de dezembro de 1945, em Geseke (Alemanha), durante o final da Segunda Guerra Mundial. Filho de Franz Stapel e Else. Ainda na Alemanha, conheceu os carismas da unidade, de Chiara Lubich, e da pobreza, de São Francisco de Assis. É considerado pai da Fazenda da Esperança, comunidade que evoluiu de um centro de recuperação para dependentes químicos a uma família espiritual formada no seio da Igreja Católica.

Nelson Giovanelli

Nelson Giovanelli

Filho de João e Anna, Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, nascido em São Paulo/SP é o segundo entre os irmãos: Ana, Roberto e Márcio. Aos 17 anos, Nelson Giovanelli, era um dos mais jovens entre os que ao ouvir as homilias de frei Hans Stapel, desejava seguir o mesmo caminho de vivência do Evangelho. Através do frei, Nelson descobriu o Movimentos dos Focolares, o Ideal da unidade, de Chiara Lubich. Em seu coração crescia o desejo de deixar tudo para amar somente a Deus.

Iraci Leite

Iraci Leite

Iraci Leite conheceu frei Hans na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá/SP. Logo que o frei chegou à comunidade, trouxe consigo o carisma do Movimento dos Focolares; a Unidade e da pobreza, de São Francisco de Assis. Na época, ficou tocada com a proposta de “viver” o Evangelho e colocá-lo em prática. Em suas homilias Frei Hans inspirou a todos, contando experiências que havia vivido, especialmente com a frase: “tudo que fizeres aos menor dos meus irmãos, a mim o fizeste”; isso ajudou a dar um impulso na vida em comunidade.

Luci Rosendo

Luci Rosendo

Lucilene Rosendo é a filha caçula em uma família de 29 irmãos. Muito amada e querida por todos, a família de Luci, sempre foi ativa na sua comunidade, a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, bem em frente a casa onde morava em Lagarto/SE. Aos 19 anos Luci conheceu o Movimento dos Focolares, e a proposta de viver o Evangelho de maneira concreta a conquistou.

Veja nosso trabalho pelas redes sociais

Seguindo nossas redes sociais você fica por dentro de todas as novidades, projetos e atividades da Fazenda da Esperança no Brasil e no mundo.

X