Que alegria, fechamos mais um mês de atividades nas nossas escolinhas! O nosso tema mensal foi o: Trabalho e as profissões, as crianças conheceram mais sobre os trabalhadores da comunidade, mas também sobre as vocações da Igreja. Nossos pequenos se divertiram muito e como sempre, aprenderam muito. Como não pode faltar, recebemos mais visitas especiais. O mês de setembro é muito importante para os moçambicanos, pois é celebrado o dia da Vitória e da Luta das Forças Armadas, vamos contar tudo para vocês com mais detalhes:

Tema do mês: O trabalho e as profissões

A cada novo tema percebemos como as crianças tem sede de aprender mais e como elas sempre tem algo para contribuir para o andamento das aulas. Falar da importância do trabalho para as crianças desde cedo é fundamental, pois elas vão crescendo com sonhos e desejos de um futuro melhor, elas começam a entender que existem diferentes formas de trabalhar e contribuir para a comunidade. Ao conhecer diferentes profissões, aprendem que todas têm valor e importância para a sociedade. Nós procuramos mostrar para nossos pequenos profissões não muito conhecidas de onde eles vivem, como atletas, ginastas, bombeiros, pilotos. Todos estavam vidrados na tela ao ver o trabalho deles. Muitos queriam imitar os passos das ginastas e outros falaram que queriam ser bombeiros. Aproveitamos esse tema para falar das vocações da Igreja, o trabalho dos padres, irmãs e missionários. Em Boroma o Pároco Pe. Martinho foi conversar um pouco com as crianças, elas ficaram super concentradas na conversa com o sacerdote. Para que todo o aprendizado ficasse bem gravado as crianças foram conhecer algumas profissões na comunidade, e também receberam familiares para falar do trabalho deles.

Confira esses momentos:

Pessoas que amam nossos Chitaitais

Temos a sorte de todos os meses recebermos pessoas especiais nos nossos Centro Infantis Chitaitai. Em setembro não foi diferente. Em Dombe, a Irmã Maria Sarah, moderadora geral da Comunidade Sementes do Verbo, foi passar um tempo com nossos pequenos, sempre levando o amor de Jesus no coração. Em Boroma recebemos o irmão dela, o André, que está preparando uma matéria especial sobre toda a missão. Na mesma semana recebemos um casal muito amoroso, Munique e Yves, eles tem um trabalho lindo com crianças vulneráveis em Luxemburgo, e na passagem por Boroma não poderiam perder a oportunidade de estar com os Chitaitais. Outro momento lindo foi a visita da médica brasileira e missionária Helena. Ela pode atender todas as crianças em Boroma, dando muita atenção e carinho a eles. Aproveitando o mês das profissões ela contou um pouco do seu trabalho e mostrou seus instrumentos. Recebemos também a Margarida, jovem Moçambicana que começou seu voluntariado na Chitaitai. É sempre uma grande alegria receber pessoas que amam e acompanham nossos projeto.

Acompanhe esses momentos:

Colheita do feijão Nhandolo

Durante todo o mês de setembro tivemos empenhados na colheita do feijão NHANDOLO em Zobue. E quem colheu e trabalhou nisso foram as mães e os pais da creche e da escola primária. Através da escala montada pela escolinha, os familiares apareciam duas vezes por semana para trabalharem juntos na colheita. O processo costuma dar muito trabalho, pois precisamos acordar cedo e colher enquanto o sol ainda não está forte, para não quebrar o feijão. Depois temos que bater os galhos para separar o feijão da casca para então peneiramos tudo e guardamos no saco. Este feijão vai diretamente para a mesa das nossas crianças, trazendo muito nutrientes e minerais para eles. Nossos Chitaitais tem como uma das comidas preferidas o feijão, e vindo na própria terra e colhido pelos familiares tem outro sabor.

Confira estes momentos:

Molho de tomate vindo da horta local

Somos agraciados com uma terra fértil e em todas as nossas unidades podemos colher muito alimento das nossas hortas. Em Zobue, não temos energia elétrica e a solar não suporta um freezer, sendo assim, surgiu uma dúvida: “O que podemos fazer para não perder todo esse tomate produzido?” A resposta veio com o ajuda da Iraci, missionária que viveu quase 10 anos em Moçambique. O Felipe juntamente com as cozinheiras preparam um molho de tomate delicioso e que vai durar por meses, assim, mesmo que o tempo da produção de tomate tenha acabado o Centro Infantil ainda poderá usufruir da sua própria produção. Não queremos perder nenhum alimento e poder sempre fornecer o melhor para nossas crianças.

Acompanhe o processo de criação.

7 e 25 de setembro, datas importantes em Moçambique

Em Moçambique, setembro é um mês de memória e celebração nacional. No dia 7 de setembro, comemora-se o Dia da Vitória, marcado pela assinatura do Acordo de Lusaka em 1974. Esse acordo histórico, firmado entre o Estado Português e a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), reconheceu oficialmente o direito do povo moçambicano à independência e estabeleceu a transferência progressiva de poderes, abrindo caminho para a proclamação da independência em 25 de junho de 1975. Já no dia 25 de setembro, celebra-se o Dia das Forças Armadas de Libertação Nacional, lembrando o início da luta armada em 1964. Essa data homenageia os combatentes que se levantaram contra o colonialismo, dando início ao processo que culminaria na liberdade do país.
Essas duas datas representam o início e o reconhecimento da luta pela independência, celebrando a coragem, a resistência e a esperança do povo moçambicano.

Nossos pequenos pintando a bandeira e aprendendo o hino:

Já é nosso padrinho/madrinha!?

E você? Depois de ler todo esse conteúdo cheio de amor, sentiu o desejo de ajudar? Precisamos muito de você! Este ano estamos vivendo a aventura de acolher mais de 500 crianças e por isso estamos buscando expandir nossa rede de padrinhos e madrinhos, aqueles que cobrem as despesas mensais das crianças aqui no Centro Infantil Chitaitia.

Com 100 reais mensais você contribui para o acolhimento de um de nossos vagalumes! Vem fazer parte desse time! No fim desta página há um link com o formulário para você preencher e assim entraremos em contato!

Como diriam nossos pequenos: Mwaitabasa (obrigado)!

Tudo isso só é possível graças ao apoio de cada padrinho e madrinha! Quer fazer parte deste time? Acesse o link abaixo e saiba mais!