Select Page

Casa da Criança
Laura Vicuña

Desenvolvimento do Serviço de Acolhimento Institucional provisório e excepcional para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, que estão sob medida de proteção e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Sobre nós

Um dos objetivos específicos da Casa da Criança Laura Vicuña é garantir o direito à convivência comunitária dos acolhidos através do acesso à Escola, Creche ou Centro de Educação Infantil, além de atividades culturais, esportivas e de lazer.

A casa funciona como moradia transitória até que seja viabilizado o retorno à família de origem/extensa. As atividades da Casa da Criança Laura Vicuña são desenvolvidas diariamente, em período integral. No local as crianças recebem atendimento psicológico e psicopedagógico.

Interlocução com CRAS e CREAS

A equipe técnica mantem relação direta com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para acompanhamento dos casos. São informados os acolhimentos e desligamentos imediatamente após o ocorrido, consolidando um fluxo de encaminhamento entre o CREAS e a Instituição.

São realizados estudos de caso juntamente com o Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, CRAS e CREAS, para o acompanhamento e a construção do Plano de Atendimento Individual.

Objetivos

  • Oferecer acolhimento provisório e excepcional para até 20 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, às quais foi aplicada medida de proteção (ECA Art. 101), na modalidade Casa Lar, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem/extensa ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta;
  • Acolher e garantir proteção integral para crianças e adolescentes;
  • Qualificar a oferta do serviço por meio da promoção da capacitação sistemática dos profissionais responsáveis pela oferta dos serviços;
  • Contribuir para a articulação da rede socioassistencial, dos demais órgãos e das demais políticas públicas;
  • Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos e às demais políticas públicas para garantir o desenvolvimento integral da criança, adolescente e suas famílias;
  • Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários.

Metodologia

O serviço de acolhimento ofertado pela Casa da Criança Laura Vicuña é alinhado junto aos eixos e orientações técnicas dos serviços de acolhimento, visando um atendimento qualificado e eficaz no que diz respeito a garantia da proteção integral, com foco no direito à convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas. Desta forma as ações desenvolvidas pela instituição estão voltadas para oferecer um ambiente de qualidade, respeito e dignidade, com iniciativas voltadas ao desenvolvimento biopsicossocial de cada acolhido.

Para tanto, o serviço possui ações visando o restabelecimento e preservação dos vínculos familiares e comunitários, através do acompanhamento psicossocial da criança e adolescente e sua respectiva família, da promoção de atividades de cultura, esporte e lazer que visem a participação na vida da comunidade local.

As Casas Lares contam com o apoio e a supervisão de uma coordenação e uma equipe técnica. O serviço é organizado segundo os princípios: diretrizes e orientações do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); das orientações técnicas dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes; do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

O serviço é oferecido em duas unidades residenciais, com capacidade de até 10 crianças e/ou adolescentes por Casa Lar, sendo que cada casa conta com um cuidador residente, responsável por estabelecer a rotina do núcleo familiar, juntamente com os acolhidos. São estabelecidas rotinas mais próximas ao ambiente familiar, promovendo hábitos e atitudes de autonomia, autocuidado e interação social com pessoas da comunidade, garantindo cuidado, proteção e provimento das necessidades básicas do acolhido. Nesta modalidade de acolhimento as crianças têm como referência um(a) cuidador(a) residente, prestando cuidados individuais e personalizados, favorecendo a independência e autonomia dos acolhidos, de acordo com sua faixa etária.

A Casa possui profissionais de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e a Norma Operacional Básica – NOB-RH/SUAS, com ações voltadas para a capacitação contínua de seus funcionários no que diz respeito à compreensão do serviço de acolhimento institucional e aos cuidados básicos com as crianças e adolescentes. Desta forma, o serviço oferecido almeja reafirmar o compromisso social e humano com a infância e a juventude, pela garantia da proteção integral, de seu desenvolvimento biopsicossocial e da preservação dos vínculos familiares e comunitários.

Galeria de fotos

Fale conosco!

Use as informações abaixo para nos conhecer melhor. Teremos prazer em te atender.

Informações legais

CNPJ: 48.555.775/0107-08

Telefone

Endereço

Est. Vicinal Plínio Galvão César, 2014, Bloco-C – Jd. Aeroporto – Guaratinguetá/SP
CEP: 12.512-305

E-mail

Para mais informações, envie uma mensagem para o casadacrianca@fazenda.org.br

Portal da Transparência

Nossa missão é ser Embaixadores da Esperança em qualquer lugar do mundo. Por isso, também prezamos pela transparência para continuar servindo a Deus nos que mais precisam.

Portal Fazenda
da Esperança

Contato

(12) 3128-8900

Social

Portal Fazenda da Esperança
Loading...
 
×

 

Olá,

Seja bem-vindo(a). Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábados, das 7h às 10h.

×