O Centro de Educação Infantil São Francisco é uma das instituições de ensino que integram as obras sociais da Fazenda da Esperança, com o propósito de formar homens e mulheres protagonistas do próprio aprendizado e, consequentemente, de suas vidas. As 175 crianças atendidas nessa unidade, localizada em Guaratinguetá (SP), têm a oportunidade de aprender com o brincar, explorando o que há no entorno e expressando livremente seus sentimentos.
Para haver a transformação positiva dessas crianças, a dedicação dos educadores é indispensável, por serem eles que os conectam com a sociedade. É também nesta etapa que a criança se prepara para uma das fases mais importantes da vida escolar: a alfabetização. No dia 8 de setembro foi comemorado o Dia Mundial da Alfabetização e, neste dia 19, é celebrado o Dia do Educador Social. Essas datas ajudam a reforçar a importância desses profissionais. Eles vão além do ensino básico, pois formam cidadãos e desenvolvem seres humanos.
No CEI São Francisco, o educador tem o olhar mais atento, destaca a coordenadora pedagógica Joyce Helena Guatura. “A criança que tem essa opção de ser protagonista do seu próprio aprendizado, tem mais liberdade de se expressar, tanto aqui na escola, como depois, na vida. A troca de vivências, entre o lúdico e o concreto, é o caminho que irá facilitar o processo de alfabetização”, diz.
As crianças entram com um ano e três meses e saem dessa unidade com cinco anos e onze meses. Prezando pela parceria entre a escola e a família, o apoio dos pais, responsáveis e da comunidade é indispensável para garantir o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social.
A diretora Lúcia Mara Pereira da Silva é uma das profissionais envolvidas na formação dos pequenos. Ela começou a trabalhar na unidade como professora e relata a evolução dos alunos. “É muito gratificante. As crianças vão entrando na rotina, recebem o afeto das professoras e nem dão tchau mais para os pais”, conta.
Atualmente, a Fazenda da Esperança possui um Setor Educacional composto por cinco unidades, mantidas por meio de recursos próprios e parcerias e/ou convênios com órgãos públicos.