A Fazenda da Esperança de Itainópolis (PI) concluiu na última semana o projeto de instalação de Energia Solar. Além da diminuição dos valores pagos pelo consumo de energia, esse projeto vai de encontro ao que o Papa Francisco pede na Encíclica Laudato Si’: um mundo mais sustentável e que consuma energia renovável.

Com muito esforço da diretoria local, do Escritório Central da Obra Nossa Senhora da Glória e com o apoio de voluntários, foi possível a realização desse antigo sonho. “Para nós, é motivo de alegria concluirmos mais esse projeto. Na verdade, esse era um sonho antigo que tínhamos e, além de ajudar no uso de energia renovável, vamos diminuir consideravelmente nossos gastos com energia, o que vai nos possibilitar a chance de acolher ainda mais pessoas”, disse Pedro Feitosa (responsável técnico da unidade de Itainópolis).

Francisco Carlos, responsável da Fazenda, fala sobre a realização deste sonho: ”Quando assumi a Fazenda, a diretoria me apresentou esse projeto. De imediato, começamos a colocar no coração de Deus esse pedido, todos os dias rezávamos por providência nos terços, então conseguimos alcançar essa graça e agora seremos uma Fazenda mais sustentável em todos os aspectos“.

“Confesso que quando recebi a proposta de fazer a instalação da energia solar na Fazenda de Itainópolis, pensei que seria apenas mais um serviço, mas ao chegar no local, percebi que este seria o serviço mais importante de todos, porque nesses dias de trabalho na Fazenda, eu pude perceber quão bonito e prazeroso é o estilo de vida que os meninos vivem. Cada acolhido se dirigia a mim como se fossemos conhecidos, depois fui entender a experiência que eles fazem de ver Jesus no outro. Esse trabalho de instalação na Fazenda, sem dúvidas, foi o trabalho mais importante que já fiz“, disse José Ailton (proprietário da empresa responsável pela instalação da energia solar).

Durante os dias de trabalho, os funcionários da empresa e acolhidos conviveram em harmonia nas refeições e nos momentos livres. A Fazenda da Esperança está sempre em sintonia com a Igreja, buscando levar Jesus ao próximo e dando ao outro a oportunidade de experimentar o carisma da Esperança.