Neste domingo (25/02), na sala da casa de formação São Gabriel, em Praia, Cabo Verde, foi realizada a primeira manhã de espiritualidade de 2024. Este encontro nasceu a partir da demanda partilhada pelo Grupo Esperança Viva (GEV), que sentia mais necessidade de formação na área da espiritualidade, para melhor compreensão e vivência do Carisma da Esperança. A partir da reunião de avaliação e planejamento, ficou decidido que todo 4º domingo do mês será dedicado à formação espiritual. 

Neste primeiro encontro o tema partilhado foi “Os instrumentos da espiritualidade coletiva”, para ajudar os voluntários da Esperança a viverem nos GEVs da mesma forma como é vivido na Fazenda Esperança. No total, 18 pessoas participaram e, entre elas, 10 chegaram no sábado à tarde para participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento. “Foi um momento muito lindo e de muita unidade. Percebe-se, claramente, o interesse dos voluntários em conhecer mais sobre o Carisma”, afirmam os organizadores.


Também em Praia, Cabo Verde, o Centro de Encontros Ir. Josefina recebeu 70 jovens que se preparam para receber o Sacramento da Crisma na Paróquia Imaculada Conceição. O projeto catequético da diocese orienta que algumas paróquias visitem a Fazenda Esperança para receber um tema formativo e, sobretudo, conheçam a espiritualidade partilhada na Fazenda Esperança.

Inicialmente, os participantes assistem o vídeo institucional da Fazenda, depois os acolhidos dão testemunhos e abrem para perguntas e respostas. Também acontece o almoço partilhado e, em seguida, os jovens fazem um passeio guiado pelas instalações da Fazenda da Esperança. 

No final do encontro, os participantes concluíram com a Santa Missa com todos juntos, os voluntários da Esperança, os crismandos com seus catequistas e nossos acolhidos. “Toda essa interação foi muito bonita, vivemos momentos fortes de comunhão e partilha, mas sobretudo, de expandir o Carisma da Esperança”, concluem os organizadores.