Realizar a reciclagem do lixo traz inúmeros benefícios para o meio ambiente. Além de evitar que os resíduos sejam descartados de forma incorreta, a ação ajuda o planeta e gera bônus na conta de energia. Em Caxias (MA), existe o posto de coleta E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, projeto que desde 2011, vem contribuindo promovendo o destino correto para o lixo reciclável no Estado. 

O desconto da conta de energia pode ser para uso próprio ou doado para a conta de uma instituição filantrópica. É o caso da Fazenda da Esperança, de Caxias, comunidade terapêutica que atua na recuperação de jovens dependentes químicos. Somente em 2022, a entidade teve sua conta de energia zerada em cinco meses. “Ao longo do ano, mais de 5 mil quilos de resíduos foram arrecadados em prol da Fazenda da Esperança, o que gerou esse bônus nas faturas de energia. Por isso, realizamos uma visita à instituição para apresentar o projeto E + Reciclagem e também conhecermos o local e explicar sobre a bonificação”, explica a supervisora do E+ Reciclagem na Equatorial Maranhão, Thaíse Hermógenes.

Para a Fazenda da Esperança, todo apoio é necessário para continuar auxiliando no tratamento de dependentes químicos. “A Fazenda da Esperança vem há alguns meses recebendo essa ajuda do E+ Reciclagem da Equatorial. Com a ajuda diminui o custo da energia e com esse recurso podemos usar na melhoria das nossas casas para acolhermos melhor as pessoas que chegam aqui para fazer a recuperação”, ressalta Sérgio Oliveira, responsável operacional pela instituição.

Todos podem aderir à reciclagem do lixo e obter ou doar o desconto na conta de energia. Em Caxias, o posto de reciclagem fica localizado no II Batalhão da Rua Aarão Reis, bairro Morro do Alecrim. Os resíduos podem ser trocados de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h, e aos sábados, no horário das 8h às 12h.

Veja abaixo a lista de materiais recebidos:

  • Resíduo Orgânico: Óleo de cozinha;
  • Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc;
  • Plástico: pet, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc;
  • Material Eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);
  • Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);
  • Embalagens Tetra pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc).

O E+ Reciclagem possui 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte os endereços e funcionamento em equatorialenergia.com.br ou direto pelo link ma.equatorialenergia.com.br/locais-de-coleta/.

Via: www.noca.com.br