Com a chegada da Quaresma e a abertura da Campanha da Fraternidade deste ano, as Fazendas da região nordeste do Brasil iniciaram suas procissões da Via-Sacra. Essas Fazendas, localizadas em São Cristóvão e Lagarto em Sergipe, Poço das Trincheiras e Marechal Deodoro em Alagoas, Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco e Serra do Mel no Rio Grande do Norte, iniciaram suas procissões na sexta-feira, dia 24 de fevereiro.

A Via-Sacra é um piedoso exercício de prática de oração que é comumente realizado durante a Quaresma. Ela consiste em meditar sobre a paixão de Cristo, relembrando seu sofrimento desde o tribunal de Pilatos até o monte Calvário. Este percurso é composto por 14 estações que representam diferentes momentos da paixão de Cristo.

Padre Anderson, responsável regional da Região Nordeste, destacou a importância deste período para os cristãos: “Sempre é costume na Quaresma, dentre as várias propostas e penitências, também nós, como cristãos, fazermos a Via-Sacra. Assim, nós contemplamos todo o mistério que envolve o processo da salvação. A Campanha da Fraternidade deste ano nos traz a problemática relacionada à fome. Então, o texto da Via-Sacra deste ano, além das passagens bíblicas, está muito inserido na situação da fome no nosso Brasil. É o momento da gente contemplar o amor de Deus para com a humanidade e por cada um de nós quando rezamos a Via-Sacra neste período quaresmal”.

Durante a Quaresma, os cristãos vivem um período espiritualmente forte dentro da igreja, e a Via-Sacra tem um valor significativo na vida desses fiéis, trazendo uma profunda meditação sobre as dores de Cristo. Com o início das procissões da Via-Sacra nas Fazendas da região nordeste, os cristãos terão a oportunidade de meditar sobre a paixão de Cristo e refletir sobre a problemática da fome em nosso país, abordada na Campanha da Fraternidade deste ano.