No dia 13 de junho, Pe. Luiz Menezes, Angelúcia Moura e Michaela Fikus estiveram em Roma, representando a Família da Esperança no encontro anual com os moderadores das associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Cerca de 200 participantes estiveram presentes na Sala do Nova do Sínodo, no Vaticano, aprofundando o tema do desafio da sinodalidade para a missão.

O encontro teve início com a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Em seguida, os participantes foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco.

Entre os temas propostos para o grupo, o Prof. Dr. Rafael Luciani, professor da Universidade Católica Andrés Bello (Venezuela), apresentou o tema “Missão como o fim da sinodalidade”, e a Dr.ª Elisa Lisiero, funcionária do Dicastério, convidou os participantes a refletir sobre a sinodalidade na experiência dos movimentos.

Em sua reflexão, o Papa Francisco indicou aos participantes três atitudes nas quais devem se concentrar para uma conversão espiritual necessária para a realização de um estilo sinodal: pensar de acordo com Deus, superar todo fechamento e cultivar a humildade.

“O dia foi cheio de temas importantes para os movimentos e associações mas, principalmente, para todos nós que somos Igreja”, afirmou Angelúcia Moura.

Com informações do Vatican News e Canção Nova