Educação e acolhimento são bases fundamentais do processo de construção de uma sociedade mais justa. Se, como diz Paulo Freire, “a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, é por esse caminho que a Fazenda da Esperança cumpre uma de suas diversas missões. Entre os projetos educacionais estão os Centros de Educação Infantil, a Chitaitai e o Girassol.

Para acolher melhor os que são atendidos pelo Projeto Girassol, destinado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Guaratinguetá (SP), a estrutura teve a fachada renovada. Voluntários e acolhidos do Centro Masculino da Fazenda da Esperança doaram tempo e talento para as melhorias. “Com o tempo, também vamos fazer uma reforma na área interna. São melhorias para receber melhor e garantir o bem-estar de todos”, disse a técnica responsável, Cíntia Steijer.

Em Coroatá, no Maranhão, a população tem novo espaço para estudar. A Escola Irmã Solano, construída pela Fazenda da Esperança dentro da comunidade, foi reaberta após dez anos. Na unidade funciona a EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). A reativação ocorreu graças a uma parceria com a Prefeitura e o apoio de benfeitores. “Nossas escolas são fábricas de transformar sonhos em realidade. Estamos muito felizes porque a comunidade tem de novo um significado, uma luz que irradia para todos”, disse o Secretário de Educação de Coroatá, Eldo de Melo Viana.

A nossa obra forma homens e mulheres novos, seja no Brasil ou em outras partes do mundo. Na África, por exemplo, onde está a sede do Centro Infantil Chitaitai, foi inaugurada oficialmente, em Moçambique, a segunda unidade do projeto. Cerca de 140 crianças são atendidas no local. Frei Hans sonhou com um espaço onde as crianças daquele país pudessem ser acolhidas, educadas e alimentadas e, hoje, este sonho já é realidade e faz a diferença na vida desses pequenos vagalumes e suas famílias.