Select Page

Residências Terapêuticas

As residências terapêuticas têm como objetivo assegurar o direito de moradia e a garantia de cuidado e de reabilitação psicossocial a moradores desinstitucionalizados de hospitais psiquiátricos. São duas unidades para acolhimento de homens e uma para mulheres; todas em Guaratinguetá – SP.

Sobre nós

Devido ao número significativo de moradores em instituições psiquiátricas fechadas e, também, de acordo com as mudanças nas diretrizes da Assistência Psiquiátrica, em relação aos usuários de longo período de internação, visando implementar o serviço de acolhida aos pacientes, a Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança foi procurada, em 2012, pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá, que apresentou o projeto Serviços Residenciais Terapêuticos”. O objetivo era que nossa instituição assumisse o acompanhamento dos atendidos em moradias ou casas destinadas a cuidar de portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuíssem suporte social ou laços familiares.

Inicialmente foi aberta uma Residência Terapêutica com dez pacientes do sexo masculino, seguindo o Plano Estadual de Apoio à desinstitucionalização. A Instituição aceitou colaborar, fez a reforma da casa, e implementou a “Residência Terapêutica Julião”, em 2013.

Percebendo o êxito no trabalho já executado, em 2015 teve início a casa para o acolhimento de mulheres “Irmã Assunta”; e, em 2018, iniciou-se a terceira casa, novamente para o acolhimento de homens, chamada de “Residência Terapêutica João Rosendo”.

Objetivos e benefícios

Nossos objetivos específicos são:

  • Garantir assistência aos portadores de transtornos mentais com grave dependência institucional que não tenham possibilidade de desfrutar de inteira autonomia social e não possuam vínculos familiares;
  • Atuar como unidade de suporte destinada, prioritariamente, aos portadores de transtornos mentais submetidos a tratamento psiquiátrico em regime hospitalar prolongado;
  • Favorecer o desenvolvimento de atividade da vida diária e prática, de acordo com as potencialidades e singularidades de cada indivíduo;
  • Promover a interação entre os moradores;
  • Promover a reinserção destas pessoas à vida comunitária e familiar e de moradia: reinserção socioeconômica e integração com a comunidade;
  • Fortalecer o processo de resgate da autonomia e cidadania;
  • Sensibilizar a comunidade para o acolhimento dos egressos dos hospitais psiquiátricos.

Benefícios:

Os mais beneficiados são os egressos moradores de hospitais psiquiátricos que usufruem de direitos e passam a ter consciência de deveres, que muitas vezes ficaram impossibilitados de exercer sua cidadania. Com as atividades propostas e desenvolvidas na Residência Terapêutica é possível construir um processo de superação das limitações biopsicossociais com as quais a pessoa se depara no cotidiano. Estas ações se constroem com a participação familiar ou de amigos, as quais proporcionam um fortalecimento do resgate da autonomia, reconhecimento das limitações, da autoestima e da efetiva conquista dos direitos sociais estabelecidos legalmente.

Onde nos encontrar?

Estamos localizados em três diferentes endereços em Guaratinguetá, no estado de São Paulo.

Atenção: Clicando nos links abaixo você será redirecionado ao telefone, ao aplicativo de e-mail ou ao Google Maps (em caso de endereço).

Residência Terapêutica Julião

Residência Terapêutica Feminina Irmã Assunta

Residência Terapêutica João Rosendo

Galeria de fotos

Portal Fazenda
da Esperança

Contato

(12) 3128-8900

Social

Portal Fazenda da Esperança
Loading...
 
×

 

Olá,

Seja bem-vindo(a). Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábados, das 7h às 10h.

×