- Doar
- Família da Esperança
- Obra Social
- Família dos Embaixadores
- Mídias
- Loja
- Contato
- Notícias
- Ao Vivo
Selecione a página
Natural de Castelmassa, Mario Rino Sivieri tornou-se uma das maiores autoridades do clero brasileiro, notadamente entre os anos 60 e a primeira metade do século XXI. Atuando por quase 30 anos na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto-SE, tornou-se bispo de Propriá em 1997, falecendo como bispo emérito em 2020. Ao longo de todos esses anos, ele desenvolveu inúmeros trabalhos, não só ao nível pastoral, mas também no campo social, educacional e cultural, tendo o ideal da Fazenda da Esperança como seu norte, dando, também, a este projeto parte considerável de seu tempo e talentos. A presente obra é parte de uma trilogia, que pretende, para além de fazer uma biografia dele, também deixar registrado um testemunho de sua atuação e ressaltar do ponto de vista da História e da Memória como ele foi importante na transformação de inúmeras pessoas.
Sou daqueles que apreciam a palavra escrita, como quem tem um amigo cujo dito esclarece a escuridão e se lhe abre o ouvido. Essa espécie de irmão que saca palavra, que mira o centro da nossa dor, para que esta não se meta a besta conosco e nos permita que o sol siga sendo mais que ardor.
Gosto da palavra dita, como quem aguarda o abraço dum travesseiro depois da lida do dia que finda. Acredito no meu ofício de sala de aula, como quem se sente amniótico porque prepara o que há de ser e engorda esperança pelo que já está.
Escrever para mim é como respirar. Tornei-me, primeiro professor, por vocação; e depois, escritor pela expressão. Pela vontade de lidar com a palavra e comunicar-me por meio dela, navegando pela imaginação e me arriscando na realidade. Por isso, esse casamento entre a História e a Literatura, sob as bênçãos e testemunho da docência. Mais do que ensinar, tento aprender com cada texto e com a inspiração, sopro de Deus. Definir-me passa, então, pela palavra dita e impressa, digitada, entoada, cantada, pois também curto a linguagem musical, rezada, calada, suprimida, aumentada, jamais corrompida ou fraudulenta. A palavra, minhas mãos, meu coração e alma; essências do que expresso naquilo que escrevo ou deliro; invento ou recrio; interpreto e revisto de ciência; e sob a arte, deixo resquícios de minha tênue existência.
Sou uma pessoa resiliente, que subtraí do meu dicionário palavras do tipo: “não vai dar certo”, “impossível” e “não vai por esse caminho”. Gosto de insistir, persistir e ir até as últimas consequências para concretizar um sonho ou uma ideia, seja no campo pessoal ou profissional. Ler e escrever nunca foram a minha primeira opção. Me apaixono pelas pessoas. Tenho como missão melhorar a qualidade de vida de todo ser vivo que vive à margem da sociedade. Crio projetos para divulgar esses seres iluminados e vou atrás de parceiros para transformá-los em realidade, como, por exemplo, publicação de revistas, livros em versões impressa e online. Concluo, com uma frase de Mahatma Gandhi: “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”.
Livro sobre Dom Mario Rino Sivieri será lançado nesta quinta no Rotary Clube de Lagarto.
Lançado primeiro volume de livro sobre a vida de Dom Mario Sivieri, abril de 2023.
Lançamento do livro Servo de Todos acontece em Lagarto/SE.
Seja bem-vindo(a). Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábados, das 7h às 10h.