Frei Hans Stapel celebra 77 anos no dia de hoje, 30 de dezembro. Nosso fundador nasceu em Geseke, na Alemanha, em 1945 e, desde muito cedo, conheceu os carismas da unidade, de Chiara Lubich, e da pobreza, de São Francisco de Assis, tornando-se, ainda jovem, um homem missionário.

Nelson Giovanelli, também fundador da Fazenda, testemunha sobre a caminhada do frei neste mundo de fé, amor e entrega ao próximo:

“É difícil não associar a vida missionária de Frei Hans à sua decisão de vir para o Brasil. Sempre quando apresento um tema sobre o que significa ‘missão’ no carisma e na Fazenda da Esperança, lembro da decisão que ele tomou ao vir para o nosso país mesmo sem seu companheiro de missão, seu irmão Paulo Stapel. Os gêmeos sempre estiveram juntos e, por conta de uma doença tropical adquirida em uma experiência que viveram na África, Paulo não pôde viajar junto de frei Hans. Encorajado pelas palavras do Evangelho: ‘Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de ser chamado de meu discípulo’, o frei decide, então, insistir no chamado que tinha em seu coração, deixando seu irmão e seus pais que, naquele período, também estavam enfermos, de tal maneira que essa renúncia fundamentou a experiência missionária que ele veio fazer no Brasil e tudo aquilo que ele experimentou preparou o terreno do que viria a ser a Fazenda da Esperança.

O mergulho que ele deu em nossa cultura, aprendendo não só a língua, mas mergulhando em nossa realidade, foi o pontapé inicial para o nascimento de uma grande família que o considera como pai… Pai de uma grande obra, raíz de uma grande árvore que acolhe tanta gente; por isso, essa paternidade, fruto desta experiência que ele fez de renúncia desde o princípio, justifica o carinho que nós todos temos em relação à sua vida.

Hoje, aos 77 anos, ele já entregou a responsabilidade de toda a Obra para a segunda geração, mas ainda inspira e incentiva todos nós a não pararmos com o caminho da doação, do amor, da entrega e de estarmos sempre com a alma jovem.

Se a Fazenda hoje vai para frente é porque Frei Hans nunca envelhece; sua alma permanece sempre jovem e seu entusiasmo que anima esta Obra, também!”

Por esta juventude de espírito e força para alcançar o coração das pessoas, nós o admiramos e desejamos um feliz aniversário!

Parabéns, frei Hans, pelos seus 77 anos!