Profissionais do SUS do município de Caicó, no Rio Grande do Norte, vêm reparando que os acolhidos da Fazenda estão sempre presentes na Unidades Básicas de Saúde locais, demandando atendimento, e entenderam a necessidade de ofertar uma assistência completa aos mesmos, realizando mensalmente uma ação de saúde na própria Fazenda.

A primeira mobilização ocorreu na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, pela manhã. Foram disponibilizados a todos os 12 acolhidos da unidade diversos serviços como: aplicações de vacinas, testes rápidos, encaminhamentos para exames, atendimento médico e odontológico, entre outros.

O responsável local Julien comenta: “Essa ação foi a primeira de uma relação que cresce entre a unidade de Caicó e o sistema público de saúde local. Terá periodicidade mensal e será um passo importante para que a unidade amplie o seu potencial assistencial. Com a realização dessas ações móveis, será notório a melhoria da qualidade de vida dos nossos acolhidos e da qualidade dos nossos serviços, assim como permanecer na legalidade com todos esses serviços oferecidos que trazem desde o atendimento médico até a emissão de laudos e exames necessários para anexar na nossa documentação obrigatória.”

O cuidado com a saúde pessoal é uma forte característica do “Homem Novo”, portanto, serviços como este são uma grande oportunidade para os acolhidos da instituição.