Entre os dias 13 e 17 de março ocorreu o Encontro Regional de Padrinhos do Nordeste na Fazenda da Esperança Santa Rosa em Garanhuns (PE). Este evento, que foi promovido pelo Responsável Regional masculino Padre Anderson, contou com a participação de 25 padrinhos das Fazendas do Nordeste. Nestes dias reunidos, os Padrinhos receberam formação, o que é muito importante para a capacitação pessoal dos mesmos, além de terem momentos de Espiritualidade Coletiva e lazer.

Entre os formadores da Família da Esperança, além do próprio Pe. Anderson, estiveram presentes Beto Camargo, Responsável pela Fazenda de Lagarto e Conselheiro dos Casais, Dom Dino, que é Bispo Emérito de Caruaru, e Andemberg Bernardino, que é o Responsável da Fazenda de Garanhuns. De forma remota, por vídeo conferência, também ministraram temas a Regional feminina Ana Lúcia Duarte, Paulo Rabêlo, Responsável da Fazenda de Feira de Santana e Padre César Alberto dos Santos. Temáticas muito importantes como Ética e Moral do Padrinho e suas atribuições foram abordadas, assim como também houve abertura para partilha de experiências associadas aos temas desenvolvidos.

O Padrinho Francisco Antônio tem 48 anos e que está atuando na Fazenda de Caicó disse: “Dentre os temas que tivemos, o que mais me tocou foi quando Dom Dino meditou sobre a vida de São José. À princípio eu não entendi muito bem o que São José tinha a ver conosco, com a nossa função, mas ao final Dom Dino nos explicou que nós Padrinhos, muitas vezes exercemos a função de pai para os acolhidos, e devemos buscar dar o nosso melhor para isso, assim como São José foi um bom pai para Jesus. Sabemos que todos os Encontros de Padrinhos são muito ricos para nós, a gente sempre aprende mais.”

Beto Camargo também comentou: “Tivemos então este Encontro Regional com os Padrinhos de nossa Região e para isso fomos acolhidos em nossa Fazenda mãe em Garanhuns, a qual reside o nosso Responsável Regional Padre Anderson. Lá tivemos graça de entender a missão de ser Padrinho, através da fala de Dom Dino, no primeiro dia do encontro, foi colocada a experiência de que os padrinhos se fazem como pequenos pais, que tem o desafio de nortear com seus exemplos de vida cada um dos acolhidos que se encontram em nossas fazendas, de serem realmente pais para cada um deles. Além do mais, no último dia fomos entender que também e necessário que cuidemos de nós mesmos, da nossa saúde mental, espiritual e física. Dentro de nosso Carisma da Esperança temos pontos e aspectos extraordinários que nos impulsionam a fazer isto acontecer. Foi um encontro muito bem pensado e planejado, que teve como premissa a Comunhão, estarmos juntos, vivermos juntos estes dias, profundamente na comunhão com Deus e com os irmãos, de fato uma graça divina estar presente nestes dias.”

Na sexta-feira (17), último dia do encontro, todos Tiveram um “VERDE”, que no dialeto interno das Fazendas significa lazer. Piscina, jogos, churrasco, conversa boa e até mesmo um bingo foram proporcionados para os participantes.

Nestes cinco dias, não restaram dúvidas que a Unidade foi construída, a presença de Jesus em Meio fez com que este encontro fosse mais que um sucesso, pois além de gerar a aproximação entre diferentes pessoas de diversos estados, mas que entregam suas vidas pela mesma causa e vivem o Carisma da Esperança, também acrescentou muito ao conhecimento de cada um, deixando-os ainda mais preparados para suas missões.