A Fazenda da Esperança ‘Mártires do Brasil’ em Portugal, na Diocese da Guarda, foi destaque no Programa ‘70*7’ deste domingo, dia 10 de novembro, na RTP2 em Portugal.
Confira a reportagem publicada no site Ecclesia:
Fazenda da Esperança quer «oferecer uma nova vida» aos seus acolhidos
O responsável da Fazenda da Esperança em Portugal explica que quando alguém vai fazer o tratamento, principalmente de álcool e drogas, entra “sem um trabalho na própria vida”, e partilha da alegria de “alguns meninos que já se recuperaram”.
“Quando você está na dependência química não tem nenhuma regra na sua vida. O que te leva é o vento, como uma folha seca no campo, para onde dá o vento, você vai. E esse tripé da Fazenda faz você ficar de pé, faz você ser fiel às pequenas coisas e, principalmente, a se cuidar”, disse Tiago Sousa Silva, que vive em Portugal há dois anos, em declarações à Agência ECCLESIA.
A Fazenda da Esperança nasceu no Brasil há mais de 40 anos, em 1983, para acolher pessoas que querem recuperar a sua vida da dependência do álcool, das drogas e também do jogo, com um processo de tratamento assente no tripé ‘espiritualidade, trabalho, convivência’.
“Quando você entra para se recuperar vem todo sem um trabalho na sua própria vida. Então, a espiritualidade lhe mantém de pé, com Deus, vivendo a palavra todo dia. E com o trabalho você começa a se remodelar, você começa a ter horário para acordar, a ter hora de trabalho e você vai-se reconstruindo. E a convivência entre as pessoas vai fazendo servir um ao outro”, explicou o responsável, um jovem de 30 anos, natural de Fortaleza, no Brasil, que passou também por este processo após “cinco anos na dependência”.
O projeto internacional ‘Fazenda da Esperança’ inaugurou a primeira casa em Portugal há 12 anos, a Fazenda da Esperança «Mártires do Brasil» abriu as portas no dia 6 maio de 2012, numa quinta em Maçal do Chão (Celorico da Beira), na Diocese da Guarda; atualmente acolhe nove pessoas, sete acolhidos, o responsável, que está “feliz nessa missão, com alguns meninos que já se recuperaram”, e um voluntário.
Eu vejo nesses meninos a esperança, porque na sociedade, se você vê na sociedade um menino que é drogado, não tem esperança. Eu vejo aqui em cada um deles, em determinado momento da vida dele, as pessoas que gostavam dele, acreditavam nele, não tinha mais esperança. Perderam a esperança. Quando eles vêm para cá e recuperam essa autoestima, encontram Deus na sua vida e veem que realmente existe uma esperança para a minha vida, que eu posso ser um homem novo. Então, tudo isso para mim é gratificante ver isso, esses milagres de Deus” – Paulo Marques, Missionário da Fazenda da Esperança
Todos os residentes participam nas várias atividades e contribuem para a sustentabilidade e organização da casa: Trabalham na quinta, em casa, participam em encontros de grupo e reflexão individual, nos momentos de oração e de celebração, de lazer e de descanso.
Tiago Sousa Silva explica que a Fazenda da Esperança “sobrevive” do trabalho que fazem e das famílias que “contribuem com uma pequena ajuda de custo para cada um” e das doações, mas “o que mantém mesmo a Fazenda aberta é o amor do próximo”.
O período de tratamento é um ano, e, na Península Ibérica este uma casa de ressocialização, na capital espanhola, em Madrid, para “pessoas que não têm para onde ir, e vão procurar emprego, estudar, e pode ficar quanto tempo quiser”.
“Um ano porque é uma gestação nova, uma nova vida. É isso que nós queremos oferecer, uma nova vida, sem remédio, sem medicação. Todas as pessoas têm jeito, tem vários moradores de rua aqui, vivia pedindo na rua, dinheiro para beber, para usar droga e está aqui. Então, colocar a esperança onde não tem”, acrescentou Paulo Marques, assinalando que os medicamentos, que o acolhido possa precisar, vão diminuindo ao longo do ano.
A ‘Fazenda da Esperança’ nasceu no Brasil, fundada por leigos e por um frade franciscano Hans Stapel, um sacerdote alemão a trabalhar no país lusófono, hoje estão em 26 países, dos cinco continentes.
Fonte: Site Ecclesia
Confira o programa:
Junte-se à nossa missão! Com uma contribuição por PIX, você ajuda a construir esperança: portalfazenda.org.br/pix-deposito/