A Fazenda da Esperança Mãe da Divina Providência, localizada em Dianópolis (TO), realizou, na última semana (de 24 a 28 de julho), o curso de panificação com os acolhidos. A capacitação foi possível graças a uma parceria entre a comunidade terapêutica e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Tocantins.

Com base no conteúdo programático, os acolhidos tiveram a oportunidade de aprender a produzir pães, salgados e bolos típicos da culinária rural, utilizando técnicas artesanais de produção. Entre os tópicos ministrados durante o curso estão: a importância da higiene e segurança no processamento de alimentos; higienização pessoal, do local de trabalho e dos equipamentos; higienização e acondicionamento da matéria-prima; planejamento e quantificação adequada dos alimentos e ingredientes; noções básicas de composição química, função e valor nutritivo dos ingredientes utilizados; identificação dos utensílios e equipamentos utilizados na panificação; preparação de pães salgados e pães doces artesanais; preparação de salgados artesanais e preparação de bolos artesanais.

Na Fazenda da Esperança, o trabalho é uma das ferramentas terapêuticas que auxiliam no processo de recuperação da dependência química e integra o nosso tripé (Trabalho, Convivência e Espiritualidade) .