No domingo (13), a Fazenda da Esperança São Frei Galvão, de Guarará (MG), promoveu sua tradicional festa em honra a São Francisco de Assis. O evento reuniu acolhidos, “Es” (ex-acolhidos), familiares e voluntários em uma manhã repleta de fé e celebração, marcando um momento especial de renovação espiritual e agradecimento pelas vidas restauradas.

A Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, às 10 horas, foi concelebrada pelo padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino. Logo após, ocorreu almoço com churrasco, tradicionais barraquinhas e show de prêmios.

Em entrevista, Dom Gil destacou a relevância da Fazenda como um espaço de transformação de vidas, especialmente para aqueles que enfrentam a dependência química. Para ele, esta é uma oportunidade de agradecer a Deus pela fundação desse projeto. “A Fazenda da Esperança reconstrói a vida de muita gente, através da palavra, da laborterapia, da convivência e do evangelho. Eu agradeço muito a Deus por essa obra e pela inspiração dada a Frei Hans e ao Nelson para fundar a Fazenda. No meu entendimento, este é o método mais eficaz de recuperação de pessoas dependentes químicas. Que Deus continue abençoando essa missão aqui na nossa arquidiocese”, declarou.

João Paulo de Mello, ex-acolhido e atual voluntário da Fazenda, compartilhou sua trajetória de recuperação. Ele contou que passou pela unidade em 2002 e, após enfrentar recaídas, retornou em 2010. Segundo ele, a espiritualidade vivida na Fazenda foi essencial para a reconquista de sua família e sua estabilidade emocional. “Eu tinha perdido a minha família e, com a graça de Deus, a reconquistei. Já faz 14 anos que sou voluntário na Fazenda, ajudando outros assim como fui ajudado. As pessoas chegam debilitadas e tristes, e, com o Evangelho, vamos nos restaurando juntos” comentou.

Para o Diretor-Presidente da Fazenda da Esperança local, Tarcísio Costa, a festa foi a coroação de muito esforço, sempre guiado pela fraternidade. Ele destacou o impacto positivo que o evento representa para a comunidade e para aqueles que estão em recuperação. “É muito trabalho e esforço, mas feito com amor. É gratificante ver as famílias chegando e visitando seus entes queridos, além de ex-assistidos retornando e se reconectando com a Fazenda”, afirmou.

Durante o evento, houve entrega de certificado de conclusão de ano para acolhido, além de Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma. Um dia festivo e de grande unidade e comunhão com a Igreja e comunidade local.

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora (MG)
https://arquidiocesejuizdefora.org.br/tradicional-festa-de-sao-francisco-de-assis-e-realizada-na-fazenda-da-esperanca-no-ultimo-domingo-13/