Neste mês de março, a Fazenda da Esperança celebra com grande alegria a inauguração de uma nova unidade, que fica localizada nos Estados Unidos, na cidade de Corpus Christi, Texas. A nova Fazenda da Esperança conta atualmente com três missionários: o responsável Cassiano, Juliano e Ayres.

No dia 8 de março, Pe. Luiz Menezes, presidente da Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança, chegou aos Estados Unidos, para participar dos preparativos finais da inauguração da nova unidade.

Nos dias 9 e 10, eles visitaram as paróquias locais que mais apoiaram o início da missão no país: Paróquia Sagrada Família, em Corpus Christi, e São Pedro, em Robstown, assim como a Casa do Focolare Masculino de Corpus Christi.

No dia 11, Pe Luiz celebrou a Santa Missa junto ao Padre Scott no convento da comunidade Sociedade de Nossa Senhora da Santíssima Trindade (SOLT), que é vizinha à Fazenda da Esperança.

O grupo também visitou os projetos da Cáritas em Corpus Christi, onde os missionários ajudam na manutenção do prédio e na distribuição de alimentos para famílias carentes. Depois, eles seguiram para a Casa de Madre Teresa, onde ajudam a preparar e distribuir refeições aos moradores de rua.

Na terça-feira (12), Pe. Luiz esteve na chancelaria da diocese de Corpus Christi, onde se encontrou com os membros da equipe que mais apoiam a Fazenda e, em seguida, esteve com o Dom Michael Mulvey, bispo da diocese local. Na visita, Pe. Luiz agradeceu por todo apoio dado à Fazenda até o momento e iniciou uma conversa sobre os próximos passos e projetos futuros.

A inauguração da Fazenda da Esperança em Corpus Christi ocorreu na quarta-feira (13), com a presença de mais de 30 apoiadores da Fazenda até o momento. A solenidade começou com a Santa Missa, celebrada por Pe. Luiz e Pe. Matthew Stephen. Dom Mulvey não esteve presente por questões de saúde.

Em sua fala, o presidente da Obra Social agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do apoio da Igreja e da comunidade na vida da Fazenda, principalmente para os acolhidos. O momento foi marcado pelo impulso de pessoas que foram essenciais para a implementação da comunidade, como a senhora Cecília, que faz parte do Focolare Feminino e é secretária de Dom Michael Mulvey; Jaime Reyna, que iniciou processo de legalização da Fazenda e atualmente trabalha para a Conferência Eclesiástica dos Estados Unidos.

O responsável da Fazenda, Cassiano Silva, agradeceu a presença de todos, de modo especial o esforço do focolarino Tom McGlyn, que foi essencial para a chegada do grupo de missionários brasileiros em Corpus Christi e acolheu os missionários. Após a Missa, os presentes participaram de uma recepção para os visitantes.

No dia seguinte a inauguração, Pe. Luiz celebrou a Santa Missa, com a participação dos missionários. Na celebração, Juliano e Ayres se uniram à Família da Esperança, por meio do Pacto de Amor Recíproco. Em seguida, o grupo alinhou os próximos passos e definiu o planejamento para 2024, que conta com a melhoria e ampliação do espaço, como a construção de galinheiro, aprisco para ovelhas, aquisição e criação dos animais e a construção de um salão multiuso para realização de Missas, eventos, prática esportiva, entre outros.

Na sexta-feira (15), Pe. Luiz se despediu do grupo e seguiu viagem para o México, onde deve passar uma semana visitando as Fazendas já existentes e conhecendo o local de uma possível Fazenda na Cidade de Toluca, próximo a Cidade do México.