Fundadores da Fazenda da Esperança, junto com seminaristas, compartilham suas experiências de vida e levam a esperança viva para os internos

Dimitri Tolentino Antonovas

Desde fevereiro de 2024, a Fazenda da Esperança iniciou uma importante parceria com a Fundação CASA de Lorena (SP), instituição responsável pela execução de medidas socioeducativas no Estado de São Paulo, acolhendo adolescentes que cumprem determinações judiciais. A iniciativa nasceu a partir de um projeto acadêmico desenvolvido por alunos do curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL), que, em uma das disciplinas, são estimulados a produzir artigos teóricos a ações concretas na sociedade, colocando em prática os valores estudados em sala de aula.

À frente desse projeto está um grupo de seminaristas que cursam Filosofia: Vinícius Matheus (Salesiano), Hérik Esteban (Joseleito), Sérgio Pedro Rafael e eu, Dimitri Tolentino Antonovas, (da Fazenda da Esperança). Desde o início do ano passado, realizamos visitas regulares à unidade da Fundação CASA, com o objetivo de promover a conscientização dos adolescentes para que possam enxergar novas perspectivas de vida após o cumprimento da medida socioeducativa.

Nesse período, cerca de 48 jovens, com idades entre 14 e 18 anos, foram acompanhados pelos seminaristas da Fazenda da Esperança e das demais comunidades, em um trabalho contínuo de escuta, reflexão e incentivo à transformação pessoal.

Ao longo dessas visitas, diversos temas foram trabalhados com os jovens, como a dignidade humana, o cuidado com a ecologia, o valor do trabalho e o bem-estar psicológico. Desde o começo, a direção da Fundação CASA acolheu com entusiasmo a proposta, reconhecendo a importância da abertura e do apoio oferecidos pela Fazenda da Esperança, que, através do seu carisma, busca transmitir esperança e promover a transformação pessoal.

O diretor da unidade, Renato Vagner, e o encarregado técnico, Daniel Augusto, sempre demonstraram grande interesse em fortalecer essa conexão, reconhecendo na parceria uma oportunidade valiosa de proporcionar aos jovens a possibilidade de construir uma nova trajetória de vida.

Um momento muito especial dessa caminhada foi a visita que contou com a presença dos fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, que encantaram e inspiraram os adolescentes ao compartilharem suas experiências de vida, fruto de décadas de missão e serviço à recuperação e promoção humana.

Durante o encontro, músicas que fazem parte da espiritualidade da Fazenda foram cantadas, criando um ambiente de alegria e acolhida. Em sua fala, Nelson destacou a origem da comunidade e enfatizou uma de suas principais inspirações: “Onde não há amor, coloque amor e encontrarás amor”, encorajando os jovens a acreditarem na possibilidade de uma vida nova. Já Frei Hans sublinhou a importância do amor como caminho de transformação, afirmando: “Somente quem ama se recupera. Hoje vamos presentear vocês com um diário, para que comecem desde já a escrever as experiências que estão vivendo aqui. No final do ano, poderão presentear seus familiares com esse diário, mostrando que podem ser diferentes e seguir o caminho do bem”.

O encontro foi marcado por muita alegria, emoção e, acima de tudo, pela presença viva da esperança e de Deus no meio de todos. Os membros da Fundação CASA manifestaram entusiasmo em dar continuidade a essa parceria, que, desde o início, gera frutos concretos na vida dos adolescentes atendidos.

A Fazenda da Esperança, com sua missão de acolher, evangelizar e promover a dignidade humana, segue comprometida com ações como essa, que visam transformar vidas e construir um mundo mais fraterno e solidário.