Fundadores da Fazenda da Esperança, junto com seminaristas, compartilham suas experiências de vida e levam a esperança viva para os internos
Dimitri Tolentino Antonovas
Desde fevereiro de 2024, a Fazenda da Esperança iniciou uma importante parceria com a Fundação CASA de Lorena (SP), instituição responsável pela execução de medidas socioeducativas no Estado de São Paulo, acolhendo adolescentes que cumprem determinações judiciais. A iniciativa nasceu a partir de um projeto acadêmico desenvolvido por alunos do curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL), que, em uma das disciplinas, são estimulados a produzir artigos teóricos a ações concretas na sociedade, colocando em prática os valores estudados em sala de aula.
À frente desse projeto está um grupo de seminaristas que cursam Filosofia: Vinícius Matheus (Salesiano), Hérik Esteban (Joseleito), Sérgio Pedro Rafael e eu, Dimitri Tolentino Antonovas, (da Fazenda da Esperança). Desde o início do ano passado, realizamos visitas regulares à unidade da Fundação CASA, com o objetivo de promover a conscientização dos adolescentes para que possam enxergar novas perspectivas de vida após o cumprimento da medida socioeducativa.
Nesse período, cerca de 48 jovens, com idades entre 14 e 18 anos, foram acompanhados pelos seminaristas da Fazenda da Esperança e das demais comunidades, em um trabalho contínuo de escuta, reflexão e incentivo à transformação pessoal.
Ao longo dessas visitas, diversos temas foram trabalhados com os jovens, como a dignidade humana, o cuidado com a ecologia, o valor do trabalho e o bem-estar psicológico. Desde o começo, a direção da Fundação CASA acolheu com entusiasmo a proposta, reconhecendo a importância da abertura e do apoio oferecidos pela Fazenda da Esperança, que, através do seu carisma, busca transmitir esperança e promover a transformação pessoal.
O diretor da unidade, Renato Vagner, e o encarregado técnico, Daniel Augusto, sempre demonstraram grande interesse em fortalecer essa conexão, reconhecendo na parceria uma oportunidade valiosa de proporcionar aos jovens a possibilidade de construir uma nova trajetória de vida.
Um momento muito especial dessa caminhada foi a visita que contou com a presença dos fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, que encantaram e inspiraram os adolescentes ao compartilharem suas experiências de vida, fruto de décadas de missão e serviço à recuperação e promoção humana.
Durante o encontro, músicas que fazem parte da espiritualidade da Fazenda foram cantadas, criando um ambiente de alegria e acolhida. Em sua fala, Nelson destacou a origem da comunidade e enfatizou uma de suas principais inspirações: “Onde não há amor, coloque amor e encontrarás amor”, encorajando os jovens a acreditarem na possibilidade de uma vida nova. Já Frei Hans sublinhou a importância do amor como caminho de transformação, afirmando: “Somente quem ama se recupera. Hoje vamos presentear vocês com um diário, para que comecem desde já a escrever as experiências que estão vivendo aqui. No final do ano, poderão presentear seus familiares com esse diário, mostrando que podem ser diferentes e seguir o caminho do bem”.
O encontro foi marcado por muita alegria, emoção e, acima de tudo, pela presença viva da esperança e de Deus no meio de todos. Os membros da Fundação CASA manifestaram entusiasmo em dar continuidade a essa parceria, que, desde o início, gera frutos concretos na vida dos adolescentes atendidos.
A Fazenda da Esperança, com sua missão de acolher, evangelizar e promover a dignidade humana, segue comprometida com ações como essa, que visam transformar vidas e construir um mundo mais fraterno e solidário.
Conheça mais a história da Obra Social Nossa Senhora da Glória em um infográfico detalhado acessando https://portalfazenda.org.br/obra-social/historia/






Um bom dia ótima ideia de continuidade e controle pra esses meninos passei por tráfico e outras prisões digo aquele que ainda não passou por coisas ruins não deixe se levar por vaidade onde eu fui escravisado durante 27 anos perdi meus estudos mas fiz só até o segundo grau perdi meus empregos perdi minha diguinidade sei como funciona a lei do demônio é só destruição tudo passa, seu dia sua vida seu carro sua casa seu dinheiro passa aos seus olhos durante o tempo da droga mas quando acordamos por acreditar na vaidade vemos que só Deus e sua palavra não passa nada melhor pra contar pra vocês como uma pessoa que nem eu que vivi no tráfico mi umilhando porque ali não era meu lugar padre chitumba sempre conversava com migo um dia perguntei a ele porque que o meu chefe de tráfico dava seus dois e não via bicho e nem ficava esquizofrênico ele olhou pra mim e disse ele tinha vendido a sua auma e já estava com o demônio mas eu sentia tudo isso porque eu tinha temencia a Deus então eu não era dele mas sim de Deus então fuja enquanto a tempo depois não sabemos mas dominar nossas vidas encontre seu Deus ele é maior do que vc imagina eu encontrei o meu graças a fazenda 🚜 da esperança e hoje controlo meus nervos e minha vida amém.!!!
Vamos junto ser homem novo.!!!
Fica a dica de Marcio lopes de Araújo
Tiamgua Ceará.!!
Olá, Marcio Lopes de Araújo!
Que experiência linda, obrigada por partilhar conosco! Deus realmente é o Caminho da Salvação, que bom que o encontrou e que está firme na caminhada!
Unidos!
Trabalho e Vivências abençoadas! Casa Cuidar São José dos Campos/SP
Oi, Creusa!
Obrigada pela partilha!