Uma iniciativa da Fazenda da Esperança, em parceria com a Mubea, multinacional líder na fabricação de componentes para a indústria automotiva, irá reutilizar pallets e outros materiais de madeira para beneficiamento nas comunidades terapêuticas localizadas em Guaratinguetá (SP). Mensalmente, cinco toneladas do produto serão doadas pela empresa à Fazenda.

A primeira carga, com uma tonelada de pallet e outros itens, foi entregue nesta quarta-feira (02/08), em Quiririm, distrito de Taubaté (SP). O aproveitamento do material será feito, inicialmente, nas Fazendas da Esperança masculina e feminina de Guaratinguetá, com o objetivo de gerar renda e colaborar com a autossuficiência financeira das unidades.

Segundo o diretor do Retorno à Vida, Klaus Rautenberg, trata-se de um projeto piloto, que poderá ser expandido para outras unidades da Fazenda da Esperança. “Nós queremos dar vida a esses produtos, utilizando o recurso da logística reversa. O que antes era descartado ou vendido pela empresa irá auxiliar no processo de recuperação dos acolhidos e até gerar renda para a autossustentabilidade da nossa obra social”, disse.

Atualmente, o trabalho faz parte do processo pedagógico durante a recuperação da dependência química nas Fazendas da Esperança. Sendo um dos tripés da metodologia na comunidade, junto à convivência espiritualidade, o trabalho integra a rotina diária dos acolhidos e faz com que aprendam a ser responsáveis, usar a criatividade, readquirir autoestima e a força de vontade.

No processo produtivo industrial, os pallets são utilizados para a armazenagem e movimentação de grande quantidade de mercadorias. Entre os itens que poderão ser fabricados a partir do reaproveitamento dos pallets, estão artesanato, móveis, decoração entre outros itens produzidos pelos próprios acolhidos da Fazenda da Esperança e demais membros.

O diretor da Mubea Taubaté, Ednei Correa, apoiador dessa iniciativa, destaca que o projeto está voltado para a sustentabilidade e responsabilidade social. “A Mubea possui um programa chamado DBTB Excellence, que promove o desenvolvimento de pessoas. Os funcionários têm a oportunidade de melhorar suas habilidades, tanto individualmente como em grupo, e foi por meio desse programa que a equipe da Talita Casarin, coordenadora de PCP e mentora da equipe HOPE, foi ao encontro da Fazenda Esperança”, disse Ednei.

Sobre a Mubea

A Mubea é líder mundial no mercado de desenvolvimento e fabricação de chassis, componentes de carroceria e motor. Fundada em 1916, na cidade Attendorn, Alemanha, por Josef Muhr, a empresa familiar emprega mais de 14 mil pessoas em 50 localidades em 18 países. Operada pelo proprietário, a Mubea desfruta de um alto nível de flexibilidade, cadeias de comando curtas e uma estratégia de longo prazo.

No Brasil, foi fundada em 1997 na cidade de Taubaté (SP), com mais de 220 funcionários. Sua produção é voltada para molas de suspensão, barras estabilizadoras, molas de válvula e produtos de conexão.

Sobre a Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde junho de 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios. A Fazenda acolhe homens e mulheres com idade entre 18 e 59 anos que desejam, livremente, se recuperar de drogas, álcool e outros tipos de dependência. É necessário entrar em um processo pedagógico de 12 meses de duração.

Durante 40 anos, mais de 80 mil pessoas já passaram pelas Fazendas da Esperança e conheceram um estilo novo de vida. Tudo começou com a chegada do nosso fundador Frei Hans Stapel ao Brasil, em 1970. Após o período no seminário, o frei alemão foi ordenado padre e assumiu a a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá (SP), interior paulista, onde teve início a história da maior comunidade terapêutica da América Latina, com mais de 160 unidades em 26 países.