O Grupo Esperança Viva de Picos (PI) teve o último final de semana repleto de festividades para comemorar os 15 anos.

Desde a sua fundação em 2008, quando um pequeno grupo, formado principalmente por mães de jovens com dependência química, começou a se reunir em busca de unir forças para enfrentar aquele momento difícil e de impotência.

Com a chegada de Rômulo, egresso da Fazenda da Esperança de Pacatuba (CE), o grupo ganhou ainda mais força, começando a se estruturar e a ganhar a configuração que tem hoje.

“Foram tempos difíceis, de muitos desafios e incertezas, mas nunca deixamos a chama da esperança apagar, e essa unidade que começou a ser construída entre nós foi fundamental para que essa chama se tornasse cada vez mais viva”, são palavras comuns de Elizenda, Lúcia, Mariana e outras mães que iniciaram os encontros.

Com o tempo o grupo passou a contar com a participação de outros familiares de acolhidos da fazenda, voluntários, egressos de fazendas e de pessoas da sociedade que procuravam ajuda para libertação de seus vícios, como Márcio Beltrão e Juliano, que fizeram o seu ano de caminhada e recuperação no próprio GEV, tornando-se, assim, os primeiros Es* do GEV. Desde então o grupo não parou de transformar vidas na sociedade picoense e de toda região.

Com tantos motivos para festejar, o GEV de Picos comemorou durante o final de semana, com dois momentos especiais. No sábado (27) foi realizada a grande festa dos 15 anos, que ocorreu no salão de encontros do grupo, contando com a participação de mais de 100 pessoas, entre elas membros que atuaram na fundação do grupo, Es*, voluntários, familiares, acolhidos da Fazenda da Esperança e a sociedade em geral. Na oportunidade, foi feita uma retrospectiva da história do nascimento do grupo em Picos, sendo exibidas fotos e vídeos de homenagem e felicitações ao GEV. Além disso, o momento foi enriquecido com partilhas de voluntários e Es*, que contribuíram e contribuem para a manutenção do grupo.

“Esse é um momento de muita felicidade e gratidão, poder comemorar 15 anos desse grupo que resgatou a minha e tantas outras vidas, o GEV é a minha vida!”, disse Rômulo, regional GEV Nordeste e membro do comitê central GEV. Para finalizar esse primeiro dia de festividade, um momento encantador, onde as crianças, em sua maioria filhos de membros do grupo, fizeram uma linda apresentação.

No domingo (28), a comemoração deu-se diante da Eucaristia, com a celebração da missa na capela do batalhão de Picos, presidida pelo Pe. Pereira, que também é  voluntário no grupo. Foi um momento de muito louvor e adoração àquele que permitiu chegar o GEV chegar até aqui, Deus. Ao final da celebração, todos foram convidados para um almoço, fruto da providência Divina.

*Es: é a abreviação de Esperança. Nome dado pelos fundadores da Fazenda da Esperança à todos que terminam o ano de recuperação na Fazenda da Esperança ou no Grupo Esperança Viva.