As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande Sul nas últimas semanas causaram danos em várias cidades do Estado.

A região Sul está passando por momentos difíceis, famílias perderam tudo, pessoas morreram e cidades foram devastadas pela força da água.

Vendo a situação de calamidade o Grupo Esperança Viva e a Fazenda da Esperança de Casca (RS) se uniram e estão realizando  uma ação para ajudar as pessoas das cidades vizinhas, atingidas pelas chuvas.

“Quando não conseguimos contato com o Paulinho e a Ângela, um casal que já foi responsável de Fazenda, e o Leandrinho que é um Es* de muitos anos que mora na mesma cidade, de imediato quando a gente viu tamanha gravidade, eu e o Ronaldo do GEV decidimos fazer algo para ter notícias deles. Enquanto estavamos decidindo já percebíamos a necessidade de água, de comida, de roupas que as famílias tinham perdido tudo”, relatou Orlando Silva, responsável da Fazenda da Esperança de Casca (RS).

O GEV e a Fazenda conseguiram levar doação de alimentos, produtos de higiênie e remédios.

“Não tem farmácia, não tem supermercado, não tem gasolina. Cem por cento dos comércios foram danificados, perderam tudo”, disse Ronaldo Tocchetto, GEV de Casca (RS).

Sensibilizados com a situação cerca de 20 voluntários, sendo eles também padrinhos da Fazenda, se deslocaram para as cidades de Roca Sales (RS) e Muçum (RS), onde limparam as casas que não foram levadas pelas enchentes.

“Peguei os meninos e saímos nas ruas pra ajudar outras famílias também. Então assim ajudamos mais três casas a tirar os móveis que ficaram presos dentro de casa que estava cheio de lama”, relatou Orlando Silva

A ação do grupo de voluntários não para por aí, o objetivo agora é arrecadar doações de móveis, produtos de utilidades básicas para que as pessoas possam voltar a morar em suas casas.

“A gente vai abraçar junto essa dor aqui com o povo do Sul e com certeza a gente vai sair dessa também”, finalizou Ronaldo Tocchetto.