A Fazenda São Libório, em Guaratinguetá (SP), recebeu com alegria no último final de semana (2, 3 e 4 de Setembro) centenas de pessoas para a Mariápolis 2022. O Movimento dos Focolares, os acolhidos e os voluntários da Fazenda se reuniram para um fim de semana de aprendizado mútuo e partilhas de experiências.

A programação

O evento teve início na noite de sexta-feira, quando os participantes tiveram um momento de acolhida, onde se conheceram e falaram das propostas que deveriam ser colocadas em prática para se viver bem o encontro.

Já a manhã de sábado foi marcada por temas de formação relacionados à Espiritualidade do Movimento dos Focolares. Após cada tema alguns participantes partilhavam suas experiências.

Durante a tarde, os participantes se dividiram em grupos para aprofundar outros temas importantes, como Economia Familiar, Família, Saúde, Ecologia, Maturidade emocional e Espiritualidade comunitária. Houve também uma oficina de música com canções do Movimento dos Focolares e da Fazenda da Esperança.

À noite, animados pelo grupo da Escola de Comunhão, os participantes promoveram um show de talentos em um ambiente de alegria e diversão.

Na manhã de domingo ocorreu a segunda parte do Tema “Jesus em Meio”, além disso, alguns membros do Movimento contaram suas experiências com o Carisma da Unidade.

O evento foi finalizado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo reitor do Santuário da Esperança, padre César, e teve a presença dos acolhidos da Fazenda-Mãe.

A Mariápolis

Mariápolis é o encontro mais característico do Movimento dos Focolares. No contexto do pós-guerra, quando se buscava reparar as feridas causadas pelos conflitos, muitas pessoas aderiram ao Movimento. Eram jovens, famílias, operários, e profissionais de diversas áreas. Nestes encontros, as experiências de unidade ajudavam na compreensão e respeito mútuos e cada um procurava colocar em prática o que Chiara Lubich, fundadora do Movimento, chamou de “Regra de Ouro”, ou seja, fazer ao outro aquilo que quero que seja feito para mim.

O Movimento dos Focolares se difundiu pelo mundo e, assim, as Mariápolis também passaram a serem promovidas regionalmente.

A espiritualidade do Movimento dos Focolares é algo presente na Fazenda da Esperança desde o início e a amizade entre o Movimento e Fazenda ficou tão forte que em 14 de março de 2021, data em que completou 13 anos da passagem de Chiara Lubich para o paraíso, foi aberta uma comunidade do Movimento na Fazenda da Esperança de Guaratinguetá.

Como o relacionamento entre Movimento dos Focolares e Fazenda da Esperança cresceu, em várias ocasiões as Mariápolis foram promovidas em nossa comunidade, envolvendo a participação de acolhidos.

Assista alguns depoimentos de pessoas que estiveram presentes no evento!

Encontros como a Mariápolis que promovemos em Guaratinguetá são possíveis graças à colaboração fiel da Família dos Embaixadores. Se você quer ajudar a resgatar a vida de tantos jovens no Brasil e no mundo, entre em contato, cadastre-se e seja um Embaixador da Esperança. Acesse: portalfazenda.org.br/seja-embaixador