Um ano e meio após o lançamento da pedra fundamental, a Arquidiiocese de Olinda e Recife inaugurou a Fazenda da Esperança Irmã Lindalva Justo, no município de Primavera, mata sul de Pernambuco. A Fazenda vai acolher mulheres dependentes químicas e ajuda-las a se livrar do vício das drogas.

Dom Fernando Saburido disse ter concretizado um sonho. “Inauguranos a unidade masculina em Jaboatão dos Guararapes em 2018 e agora temos também uma unidade feminina da Fazenda da Esperança na Arquidiocese, o que para nós é uma grande graça”, comentou o arcebispo. “É uma obra de Deus, que vai ajudar pessoas carentes a abandonar as drogas, por isso é preciso que haja sensibilidade da parte de todos para apoiar este projeto”.

A missa em ação de graças pela inauguração da Fazenda foi campal e contou com as presenças dos fundadores do Carisma da Esperança, Nelson Giovanelli e frei Hans Stapel. Benfeitores e autoridades da região também participaram da celebração. Encantado com a paisagem, Frei Hans elogiou a localização da Fazenda e disse que valeu a pena vir para a inauguração da unidade de Primavera. “Estou contente porque mais mulheres têm a chance de encontrar Deus e encontrar a si mesmas, sua dignidade, superar dificuldades”, comentou.

A casa de Primavera tem capacidade para receber 25 mulheres distribuídas em cinco suítes. Foi projetada com refeitório, área de convivência, cozinha, capela e um espaço para berçário que pode receber até 12 bebês. O berçário é necessário porque muitas mulheres chegam grávidas, como Paula Mariane, a primeira moradora, que vai ter seu bebê em um mês. O marido de Paula, Eduardo, foi acolhido pela Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, de Jaboatão, também para tratamento. “Vai ser uma bênção em família, foi uma graça de Deus essa oportunidade ter surgido pra mim e pra ela, vai ser bom pra todo mundo”, disse Eduardo. Com ajuda das missionárias, Paula espera um bom futuro para sua filha. “Eu só quero que ela nasça bem, que ela não me veja passando pelas coisas que já passei, que já venha com essa dádiva de Deus, de não me ver ruim”, comentou Paula.

Trabalho, convivência e espiritualidade formam o tripé do Carisma da Esperança, capaz de vencer o vício. Para a missionária Ana Lúcia Duarte, que vai ser a coordenadora local da Fazenda Irmã Lindalva Justo, a maior dificuldade é o dependente decidir pelo tratamento, pois a acolhida é feita apenas para quem quer se tratar. “Nada é feito contra a vontade da pessoa”, explica Ana Lúcia. “Às vezes elas pensam que serão tratados como numa clínica, mas nosso carisma é diferente porque nós damos amor, aqui nós somos uma família, aqui elas descobrem a força de Deus amoroso, a força dentro de si, um sentido para a vida”, completou.

A Fazenda feminina ocupa um terrenos de quatro hectares, doado pelo empresário Ilvo Morales e sua esposa Carol. Proprietário da Usina União, em Primavera, o empresário fez a doação como forma de gratidão a Deus por tantas bênçãos em sua família ao longo dos anos. “Isso é uma alegria pra mim porque eu vou morrer e não vou levar tudo no caixão, por isso tenho que antes deixar alguma coisa para quem precisa e que está sofrendo do horror que é a dependência química”, relatou.

Para colaborar com o trabalho da Fazenda da Esperança Irmã Lindalva Justo ou solicitar vaga para tratamento, as pessoas precisam se dirigir ao escritório da Fazenda que fica localizado na Cúria Metropolitana, na Avenida Rui Barbosa, no Recife.

por Pascom AOR