A Obra Social Nossa Senhora da Glória foi fundada em 1964 e oficializada em 1970. É uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, com sede em Guaratinguetá/SP. Em 1983, a Fazenda da Esperança foi incorporada à entidade e seu nome foi alterado para Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança. No início as atividades foram as mais diversas, tais como: construção de casas para acolhimento de famílias carentes; casa de acolhimento a gestantes abandonadas; abrigo para crianças; central de trabalho para os desempregados; creches para crianças carentes; casas de apoio ao portador do vírus HIV; casa para crianças órfãs; casa de acolhimento ao morador de rua; centro de recuperação para dependentes de droga e álcool; atividades de fortalecimento à família; atividades socioeducativas para crianças e adolescentes, em situação de risco; trabalho de formação de liderança com jovens.
É uma entidade beneficente de Assistência Social com atuação preponderante na área da Saúde por meio de atendimento em Comunidades Terapêuticas, que prestam serviços de atenção em regime residencial e transitório, aos dependentes de substâncias psicoativas, e também tem atuação secundária nas áreas da Educação e Assistência Social.
Sua maior atividade, hoje, é a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, com foco na construção de novos projetos de vida do acolhido, possibilitando seu retorno às atividades sociais, com autonomia, rompendo com o ciclo de autodestruição e fortalecendo os vínculos familiares.