Em 27 de Agosto, celebra-se o dia de Santa Mônica, uma mulher tenaz e amorosa, com uma fé sólida. Esposa virtuosa e mãe cuidadosa, ela alimentou sua fé com a oração, prática piedosa e escuta da Palavra de Deus. 

Mônica nasceu no norte da África, no ano 332, em uma família cristã que, como era costume na época, a entregou como esposa de um jovem chamado Patrício.

Patrício era um esposo rude e violento, que não compartilhava da mesma fé de Mônica, assim como seu filho mais velho Agostinho, jovem entregue aos vícios e pecados. Por preocupar-se com sua família, Mônica entregava-se à oração, suplicando a conversão de seu marido e filho.

Segundo a história, foram diversas as preces, ultrajes e sofrimentos passados por Santa Mônica para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.

Mãe fervorosa e fiel, Santa Mônica intercedeu imensamente por seu filho Agostinho durante mais de três décadas e, antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.

Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.

Santa Mônica foi canonizada pelo Papa Alexandre lll por ter sido a responsável pela conversão de seu filho Agostinho, por ter ensinado a ele a fé cristã, a moral e a mansidão.

Declarada Padroeira das Mães Cristãs, Santa Mônica é exemplo para as mães e esposas daqueles entregues aos vícios, como drogas e álcool. Cada mulher que busca ajudar alguém a vir até a Fazenda, tem em si um pouco de Santa Mônica, mulher forte, dedicada e que acredita, acima de tudo, no poder de transformação vindo da Palavra de Deus.

Santa Mônica, rogai por nós e por todas aquelas que oram com Esperança pela conversão e libertação daqueles que amam!

Oração

Nobilíssima Santa Mônica, rogai por todas as mães, principalmente por aquelas mães que se esquecem que ser mãe é sacrificar-se.

Rogai, virtuosa Santa Mônica, para que abram-se as almas de todas as mães, para que elas enxerguem a beleza da vocação materna, a beleza do sacrifício materno.

Rogai, Santa Mônica, para que todas as mães saibam abraçar com Fé o sofrimento e a dor, assumam seus filhos com coragem, como instrumento de santificação para as famílias, e para sua própria santificação. Amém.