A Fazenda da Esperança completa, nesta quinta-feira (29/06), 40 anos de fundação. A comunidade terapêutica, que tem 164 unidades espalhadas em 26 países, nasceu no bairro Pedregulho, em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Em quatro décadas mais de 70 mil pessoas já passaram pelas Fazendas da Esperança e conheceram um estilo novo de vida, longe das drogas e de outros vícios.

Tudo começou no fim da década de 70, com a chegada de Frei Hans como pároco da Igreja de Nossa Senhora da Glória. Entre os paroquianos estava um jovem, Nelson Giovanelli, que dedicou sua vida à esta missão.

Em 1988, Iraci Leite, que também era uma das paroquianas da Igreja de Nossa Senhora da Glória, acompanhada de Luci Rosendo, iniciou o acolhimento de mulheres que queriam se libertar dos vícios. E a realidade feminina da Fazenda da Esperança tem uma particularidade: acolher mães com filhos pequenos, o que torna um incentivo a mais para as mulheres que querem se recuperar da dependência química.

Leia as mensagens dos nossos fundadores neste dia tão especial:

Frei Hans

“É uma graça. Quero que você, junto comigo, agradeça a Deus por tantas maravilhas. Começou pequeno, com a ajuda de um e de outro querendo amar Jesus em cada um, e descobrimos que tem uma necessidade muito grande. A droga, infelizmente, escravizou nossa juventude, também o álcool e tantos outros vícios. Então, querendo amar concretamente a Jesus, fomos para o mundo inteiro. Importante dizer a cada jovem: você não é vítima, você não é condenado, Deus não olhou para o teu passado. Você é convidado a começar uma nova vida, fazer uma nova escolha porque a vida é cheia de escolhas. Então eu convido a todos para que escolham este caminho do Evangelho porque, para mim, é uma escola em que Jesus é o mestre. Se você fica bem nesta escola, aprende, faça o que o Mestre diz e será muito feliz. A última palavra é o amor, que é Deus. Isso eu desejo para todos. Vamos para frente fazer aquilo que fizemos por 40 anos e vamos continuar, eu não sei por quanto tempo, mas eu espero que essa obra vá muito mais do que só 40 anos. Estamos Unidos”.

Nelson Giovanelli

“Que alegria por esses 40 anos vividos, simplesmente, porque, um dia, tomamos a decisão de amar. São 40 anos da Fazenda da Esperança. Naquela época, nem imaginávamos que ia nascer uma obra que ia ganhar esse nome e ia receber esse Carisma da Esperança para poder, assim, fazer muitas mães, muitos jovens, não mais chorarem de tristeza, mas sim, de alegria. Em todas as visitas que tenho a oportunidade de fazer às Fazendas espalhadas pelo mundo, a gente, realmente, se emociona de ver tantas vidas reconstruídas. Vamos celebrar esses 40 anos com muita gratidão a Deus por ter nos presenteado com esse Carisma”.

Luci Rosendo

“Nós gostaríamos de agradecer muito esses 40 anos de vida da Fazenda da Esperança. Agradecer aos nossos benfeitores que nos ajudam com a providência financeira, àqueles voluntários, voluntárias, missionários que se colocam à disposição, que dão suas vidas 24 horas nesse projeto. Por toda a nossa rede de voluntariado, por aqueles do GEV, por aqueles que estão fora, que são nossos braços fora da Fazenda, mas também a cada acolhido, acolhida da Fazenda da Esperança que dão o seu SIM para essa recuperação, para essa conquista de uma vida nova, para esses que, no futuro, também se tornam missionários e levam essa obra adiante. Queria agradecer muito a cada um de vocês pela generosidade, pelo sim das mais diversas formas. Agradecemos para que a Fazenda possa completar mais 40, 50 anos e assim por diante”.

Iraci Leite

“Quero parabenizar a todo mundo que fez parte dessa história linda da Fazenda. A Fazenda é coisa de Deus, Deus quis a Fazenda, Ele inspirou e acompanha até hoje e vai continuar acompanhando. Quero agradecer a todos, desde o primeiro, o Antônio, até os últimos que chegaram. Eles fazem essa história, dão valor à Palavra de Deus porque eles se recuperam por causa da Palavra. Eles dão credibilidade à Palavra. Gostaria de agradecer aqueles que foram benfeitores dessa obra e puderam propiciar que muitas Fazendas nasçam. Quero agradecer a todos que dão a vida pela Fazenda, por essa obra, os que consagram a vida a Deus e doam o tempo que sentem que devem doar. Todos constroem essa vida que a gente pode oferecer a quem precisa. Quero agradecer a Deus que tornou tão claro nosso Carisma, nossa missão de levar Esperança. Me sinto muito feliz e privilegiada de também fazer parte dessa história”.