Execquiel Louis S. Santos, esteve no Jubileu de 25 anos do Grupo Esperança Viva (GEV), que aconteceu de 27 de abril a 03 de maio, na Fazenda da Esperança São Libório, em Guaratinguetá (SP), e doou seu dom para registrar esse momento tão importante para o GEV. Em um relato emocionante, compartilhou como foi essa divina aventura de estar no Brasil, e viver essa experiência tão significativa.
“Antes de deixar minha esposa para ir ao Brasil, Dang me perguntou se eu levaria meu equipamento de fotografia. Respondi que levaria a câmera pequena do tatay (pai), como turista. Pensando que a Fazenda já teria sua própria equipe de mídia, achei que não precisaria tirar muitas fotos.
Quando cheguei, meu irmão Felipe me pediu para registrar nosso evento: o 25º aniversário do Grupo Esperança Viva — ou como chamamos nas Filipinas, Living Hope Group.
No começo fiquei um pouco relutante, já que não trouxe meu equipamento profissional. Estava com uma câmera, uma lente básica do kit, e duas lentes manuais — uma de retrato e uma grande-angular. Nada parecido com o que costumo usar em coberturas de eventos.
Durante os 10 dias na Fazenda Pedrinhas, essa foi uma das minhas tarefas, além de participar do retiro. Lembrei que meu pai costumava tirar fotos na Fazenda e durante atividades ligadas a ela, durante e após meu tempo de recuperação. Ele compartilhava impressões e foto livros com a comunidade.
Em oração, eu disse: “Tay! Não tenho equipamento… me empresta teu talento, me mostra o que você vê.”
E foi assim que caminhei nos dias seguintes — tentando ver as coisas com os olhos dele. Foi uma experiência desafiadora e boa, sair da minha zona de conforto na fotografia.
Estou muito feliz por ter feito essa parte desse jeito. Mesmo agora que meu pai já não está mais conosco, ainda me sinto unido a ele — por meio do equipamento e da visão que ele deixou.
Senti muito a sua falta durante esse evento, Tay! Sei que você ficaria tão feliz em ver as pessoas na comunidade e os lugares da Fazenda e do Brasil. Sempre estarei unido a você através do seu olhar.”
Execquiel Louis S. Santos é um Es* acolhido da Fazenda da Esperança de Masbate, nas Filipinas. Louis completou seu ano de recuperação em 2009, e desde então segue perseverante na caminhada de “homem novo”.
Es*: Iniciais da palavra “Esperança”, nome dado pelos fundadores aos que terminam o ano de recuperação nas Fazendas ou no próprio GEV.
Veja o mapa com todas as Fazendas da Esperança espalhadas pelo Brasil e pelo mundo na página:
https://esperanca.link/localizador