Neste domingo (16), na Casa Retiro Betânia, em Itapetininga (SP), ocorreu a 12ª edição do encontro “Com Deus tem jeito”, que busca evangelizar e atender pessoas em situação de rua.

Os fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, estiveram presentes no encontro e na Santa Missa, que foi presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, bispo diocesano.

Através da comunhão de diversos carismas, como Aliança de Misericórdia, Missão Belém, Obra Lumen, Canção Nova, Fazenda da Esperança, entre outros, o encontro busca evangelizar e dar oportunidade para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam buscar ajuda para sair das ruas, recuperar-se do vício do álcool e das drogas e conseguir se reinserir na sociedade.

Segundo os organizadores, no encontro de Itapetininga 134 pessoas deram seu sim a Deus, deixando as ruas e iniciando sua trilha em busca de recuperação. Eles foram encaminhados para diversas entidades, como a Fazenda da Esperança, Missão Belém, entre outros.

Na oportunidade, diversos grupos se reuniram para participar deste momento especial, entre eles o Grupo Esperança Viva (GEV) de Potim (SP) e a Missão Sementes, também de Potim. Na Casa de Apoio Esperança, em Aparecida (SP), eles realizaram uma Missa de envio dos participantes que foram até a cidade de Itapetininga participar do encontro.

Segundo Ismael Meira, responsável do GEV Itapetininga, os organizadores do encontro estavam se preparando desde novembro de 2023, numa grande unidade com as entidades e outros GEVs do ABC Paulista, São Caetano, Vila Maria, Freguesia do Ó, Peruíbe, entre outros. “Há alguns meses estávamos nos preparando em reuniões online. Foi muito linda essa união dos carismas, foi uma experiência muito forte, estar com Jesus abandonado, nos mais pobres”, afirma.

Mais de 7 mil pessoas com vidas transformadas

O encontro “Com Deus tem jeito” tem se mostrado uma verdadeira obra concreta de misericórdia, reunindo mais de 400 carismas, comunidades e movimentos, além dos próprios moradores em situação de rua, e já alcançou mais de 120 cidades de 18 estados do país, além de ter sido realizado em 2024 em Lisboa, Portugal. O projeto foi uma inspiração que nasceu em 2016, no Ano da Misericórdia, como uma resposta aos apelos do Papa Francisco, e até hoje já resgatou das ruas e acolheu mais de 7 mil pessoas.

A próxima edição do encontro acontece no dia 14 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza (CE). Saiba mais: https://www.instagram.com/encontrocomdeustemjeito/

(Fotos e informações dos organizadores do evento, Diocese de Itapetininga, e Missão Sementes – Potim)