Aconteceu na última segunda-feira (12), na cidade de Imperatriz (MA), uma ação de Justiça restaurativa que contou com a participação da Fazenda da Esperança de Imperatriz, membros da Pastoral do Povo de Rua, membros da Defensoria Pública de Imperatriz, Comunidade Terapêutica Filho Pródigo e Ministério Público. Organizada pela Justiça local e pela Defensoria Pública, essa ação proporcionou atendimento odontológico e emissão de documentos (RG, CPF e certidão de casamento).

O responsável da Fazenda de Imperatriz, Márcio Flaviano, nos falou um pouco dessa experiência: “Essas ações nos ajudam muito a devolver a dignidade para nossos acolhidos, mais do que mudar de vida, eles também tem a oportunidade de reconstruir sua vida do ponto de vista social, nesse sentido, nosso Carisma ajuda muito a entendermos essa mudança completa. Saímos daqui com o compromisso de realizarmos outras ações como essa, sempre visando devolver a Esperança e a dignidade para os nossos acolhidos”.

Josimar Romão, acolhido da unidade e que foi beneficiado nesta ação, também nos falou sobre a experiência: “Sempre pensamos que a recuperação na Fazenda se baseia somente no parar de usar drogas, mas com o passar da minha caminhada, pude perceber que vai muito além disso: a Fazenda me ajudou a mudar e a ter de volta minha dignidade social, com esses atendimentos odontológicos e de emissão de documentos, pude novamente compreender que a mudança de vida compreende todos os aspectos da nossa vivência, a Fazenda tem me devolvido a vontade de viver e de reconstruir minha vida”, ressalta.

Mais do que parar de usar drogas, a Fazenda da Esperança nasceu da vivência da Palavra e para vivência da Palavra. Viver o Evangelho nos devolve a dignidade por completo, quer seja diante de Deus, quer seja dignidade social. Ações assertivas como essa ajudam cada acolhido a ter sua vida restaurada e querer ainda mais trilhar o caminho do Homem Novo