Foi realizada na Fazenda da Esperança Bom Jesus dos Passos, em Oeiras (PI), uma oficina para confecção de árvores de Natal. Fruto de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social da cidade de São João da Varjota, esse momento teve como objetivo capacitar os acolhidos para a confecção artesanal dos ornamentos.

José Ribeiro, que é responsável, juntamente com sua esposa, pela unidade local da Fazenda da Esperança, apontou o objetivo dessa ação: “A Fazenda da Esperança tem como parte do tripé o trabalho, mas o trabalho como parte essencial na construção do homem novo, por isso a importância dessa parceria com a Secretaria de Assistência Social, porque ela nos possibilita ensinar uma nova função aos acolhidos. Vejo que cada um que participou desse momento, saiu com uma alegria enorme no coração, pois o aprendizado de coisas novas possibilita acreditar que os mais variados aspectos da vida podem ser mudados.”, comenta.

Sebastião Filho, que faz sua recuperação na Fazenda de Oeiras, falou da alegria de viver esse momento na Fazenda: “Participar desta oficina foi muito importante para mim, poder aprender a confeccionar árvores de Natal vai me ajudar a dar mais sentido ainda a esse período tão especial que é o nascimento de Jesus. Percebo que, quando coloco amor nas pequenas coisas, experimento uma alegria enorme. Só aqui na Fazenda da Esperança, descobri que o trabalho feito com amor nos preenche.”, reflete.

A Fazenda da Esperança, como resposta de Deus a uma chaga da sociedade, permeia de significado divino toda a vida. O trabalho ganha um novo sentido quando coloca-se amor e, por consequência, aprender uma nova arte é fruto da vontade de amar e de cada vez mais ‘divinizar’ as coisas corriqueiras. Por isso, na Fazenda, além de ser essencial para a autossustentação, o trabalho faz parte da mudança de vida de cada acolhido.