O Grupo Esperança Viva Sagrado Coração de Jesus, de Picos (PI), há alguns anos está levando o carisma da “Esperança” de várias formas na região. Uma delas, é através do “Projeto de Capoeira”, que hoje é uma associação que se chama ACEDAC.

A ideia nasceu dentro do Grupo Esperança Viva, depois que Carlos Alberto fez seu processo de recuperação no GEV e decidiu levar o carisma da Esperança para dentro do esporte, a Capoeira.

Carlos Alberto, conhecido nas rodas de Capoeira como Mestre Katraka, relata sua experiência.

“Sempre patriquei a Capoeira, na adolescência tive contato com a bebida e isso destruiu minha vida, o álcool fazia parte do meu cotidiano, quando descobri que Rômulo ( Es da Fazenda e membro do GEV de Picos), estava coordenando o GEV, decidi então pedir ajuda. Fiz minha recuperação no GEV de Picos, passei então a sentir muito forte a necessidade de levar “Esperança” para outras pessoas na minha realidade, a Capoeira. Começamos então a “Capoeira com os Es” , como forma de ajudá-los na prática de um esporte”, disse Carlos Alberto.

A experiência gerou frutos, e o projeto começou a atender pessoas de fora do GEV, levando assim o carisma da “Esperança” através da Capoeira.

“No ano passado, nasceu a ACEDAC, como fruto dessa vivência concreta. Hoje, fazemos três vezes por semana treinos de Capoeira no local onde ocorre os encontros do GEV. Temos também a “Capoeira da Esperança Kids”, onde recebemos os filhos dos Es e de pessoas da sociedade que queiram praticar esse esporte e ter contato direto com o Carisma da Esperança. Verdadeiramente, o Carisma da Esperança se enraizou na Capoeira, mudei minha vida e hoje levo Esperança no meu esporte”, finalizou Carlos Alberto.