O tripé da Fazenda (Espiritualidade, Trabalho e Convivência) é vivido na unidade de Itainópolis (PI) de forma concreta. Com essa vivência, se torna possível cada vez mais a formação de homens novos, sempre colocando em prática a Palavra nesses três aspectos que são importantes para a desconstrução do homem velho e construção do homem novo.

Paulo Henrique, responsável da unidade local, fala da importância da vivência dessa experiência: “Entendemos que o trabalho faz parte desse processo pedagógico, porque ressignifica essa área importante da vida do acolhido, a convivência nos dá uma visão de família e a espiritualidade nos ajuda a encontrar o sentido da vida. Vejo que cada acolhido aqui na Fazenda, quando equilibra a sua vida nesse tripé, consegue caminhar e irradia esperança àqueles que sentem um pouco mais de dificuldade para se adaptar”.

Pedro Feitosa, que faz parte da diretoria local, também fala sobre como é acompanhar os meninos na vivência desse tripé: “Cada vez que venho aqui na Fazenda, saio mais feliz e com a certeza que estamos vivendo o tripé e aderindo ao método do Homem Novo. Vejo que cada acolhido dá o passo no sentido de ir além no trabalho, mas também de colocar Jesus em meio na convivência e de se relacionar mais profundamente com Deus e com os irmãos na vivência da espiritualidade. Graças a essa vivência, a Fazenda de Itainópolis vem colhendo vários frutos, quer seja na quantidade de meninos que concluem o ano, como também na edificação do reino de Deus entre nós”, reflete.

O tripé nasceu com os primórdios da Fazenda da Esperança, quando os primeiros acolhidos passaram a conhecer e a compreender a Palavra, ou seja, sair de si para ir ao encontro do outro. Escutar o Espírito Santo que soprou na formação desse Carisma foi a centelha de fogo para o desenvolvimento do método do Homem Novo.