Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, um carnaval diferente foi vivenciado na Fazenda da Esperança Padre Antônio H. P. Neto em Jaboatão dos Guararapes (PE). Ao invés de blocos de rua e festas agitadas, os participantes escolheram passar os dias de carnaval em retiro, em um ambiente de espiritualidade e formação.

O retiro contou com a presença de muitos ES, voluntários, moradores de comunidades próximas, GEVs de Recife e familiares dos acolhidos, além de importantes figuras religiosas como Dom Dino, cofundador da Obra e bispo emérito de Caruaru, Padre César Alberto dos Santos, grande formador da Fazenda da Esperança, e outros quatro padres de comunidades locais.

A vereadora Jussara Maria do município de Guarabira (PB) também esteve presente no retiro e expressou a importância desse momento em sua vida. “Percebi que o retiro foi um momento único e divino, pois me fez sentir Deus, o qual muitas vezes está no meu próximo, no meu irmão. Na Fazenda eu vivenciei o mandamento de amar ao próximo como a mim mesma e foi muito importante ter vivido isso na prática”, disse ela.

Um dos acolhidos, Alexandre, que tem três meses de caminhada na Fazenda, contou sobre a alegria de passar seu primeiro carnaval em sobriedade. “Agradeço muito a Deus por estar vivendo tudo isso. Antes eu me encontrava na ‘lama’, vivendo na rua e sem dignidade. Este é o primeiro retiro que eu participo, nunca tinha passado um Carnaval com Deus, estou muito feliz, de verdade! Com os temas que assisti pude aprender muito sobre o Carisma da Esperança. Também senti muita alegria em colocar meus dons à disposição cantando no coral durante estes dias”, disse ele.

Um dos momentos mais marcantes do retiro foi o Luau Mariano, uma noite de evangelização e adoração ao Santíssimo com expressões de amor à Nossa Senhora. Foram também partilhadas muitas experiências de fé e devoção à Maria Santíssima.

O retiro foi finalizado com a celebração da Missa de Cinzas, presidida por Padre César na capela da comunidade. A experiência de viver o carnaval de uma maneira diferente, em um ambiente de espiritualidade e formação, sem dúvidas ficou marcada para sempre nos corações dos jovens acolhidos que estão em recuperação na Fazenda da Esperança de Jaboatão dos Guararapes.