No último dia 07 de março, a Comunidade Terapêutica da Fazenda Esperança de Alegre recebeu uma ação solidária denominada “Praticar o Autocuidado no Dia a Dia”. A iniciativa teve como objetivo proporcionar às mulheres da comunidade a importância do autocuidado diário, por meio da união de algumas práticas tradicionais chinesas mente e corpo, além de massagem terapêutica, corte de cabelo e designer de sobrancelhas.

A ideia surgiu da necessidade de estimular as mulheres da Fazenda Esperança a desenvolverem o autocuidado diário, que envolve desde uma respiração mais consciente até movimentos terapêuticos para prevenir e tratar as dores do corpo, aliviar o estresse, ansiedade e depressão. Além disso, a ação também apresentou outras modalidades integrativas como musicoterapia, meditação e aromaterapia.

Ao final da ação, foi possível perceber a importância de praticar atividade física e autocuidado, além de incentivar a responsabilidade pela saúde, o protagonismo e ampliar o olhar holístico do que é saúde, seja no corpo físico, mental e emocional. Vale destacar que as práticas apresentadas estão dentro da PNS – Política Nacional de Saúde, nas PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e são reconhecidas pela OMS.

As práticas terapêuticas mente e corpo têm benefícios comprovados cientificamente, proporcionando uma melhora na qualidade do sono, no controle dos pensamentos, sentimentos e emoções. Com a ação solidária, as mulheres da Fazenda Esperança foram estimuladas a continuarem no percurso da nova vida.

A ação solidária “Praticar o Autocuidado no Dia a Dia” aconteceu um dia antes do Dia Mundial da Mulher e foi uma iniciativa de amor e cuidado às nossas irmãs em Jesus Cristo. A organização agradece pela oportunidade de oferecer um pouco do seu trabalho e de ser um ser multiplicador da ação do bem. Esperamos que esta ação solidária possa ser exemplo para outras ações a favor das mulheres da Comunidade Terapêutica Fazenda Esperança deste município.