No dia 25 de setembro, foi inaugurada a Fazenda Maria Rainha do Céu, primeira unidade no Equador. A Santa Missa de abertura contou com a presença de Dom Adalberto Jimenez, bispo da diocese de Aguarico; Dom Antonio Crameri, bispo da diocese de Esmeraldas; Dom  Bertran Wick, bispo da diocese de Santo Domingo; e a representação oficial do Papa no Equador na figura do Núncio Apostólico Dom Andrés Carrascosa Coso; além de Pe. José Luiz Menezes, presidente da Obra Social Fazenda da Esperança e da Família da Esperança. Também estavam presentes no evento 16 padres da diocese, dentre eles Padre Ubaldo Urtiz, da Paróquia de Las Villegas, onde está a Fazenda. A festividade contou com a presença de Sandra Ocampo, prefeita de La Concordia; dos Folcolares de Quito; bem como as famílias novas de Santo Domingo. No total, 80 pessoas estiveram presentes na oportunidade.

O evento iniciou com a Missa presidida pelo Núncio Apostólico Monsenhor Andrès Carrascosa Coso. Em sua homilia, ele manifestou sua alegria pela implantação da primeira Fazenda da Esperança no Equador e a importância da vivência concreta do Evangelho na sociedade. Agradeceu a todos pela presença e se mostrou muito entusiasmado e solidário à obra. Em conseguinte, abençoou a casa e a capela com o sacrário.


Monsenhor Bertran Wick tomou a palavra contando sua experiência de vida e expressou o seu carinho e amor pela Obra. Em seguida, passou a palavra para a Irmã Margarita, presidente da fundação Colonche Line, que por sua vez teve a honra de entregar a chave da Fazenda para Pe. José Luiz Menezes.

No seu discurso, Pe. Luiz agradeceu a todos os presentes e falou sobre a importância do Carisma da Esperança no Equador. Alfio David contou sua experiência de vida para todos os presentes e Philipe Oliveira, que é o responsável da Fazenda, também pôde contar sua experiência e dizer que no pouco tempo que tem no país, Equador já conquistou seu coração e pretende doar sua vida por muito tempo nessa terra abençoada. Marden Svicero, conselheiro da Região Interamericana, agradeceu a todos os presentes, disse que o Evangelho vivido concretamente mudou sua vida e pediu o apoio de todos os presentes para o seguimento da Fazenda.

No final, todos desfrutaram de um almoço em família oferecido pelo Conselho Pastoral da Paróquia de Las Villegas. Foi um momento de muita unidade e comunhão entre todos.

“No dia da inauguração, o clima de família, apesar de que eram pessoas de muitos lugares diferentes, e a presença palpável de Jesus em Meio foi realmente o que mais se percebia e o que levou todos a unidade”, afirma o responsável Philipe Oliveira.

A chegada da primeira Fazenda da Esperança no Equador

A missão para a inauguração da Fazenda da Esperança Maria Rainha do Céu, no Equador, começou com a recepção do clero diocesano, convidado pelo o Monsenhor Bertran Wick, da diocese de Santo Domingo. Entretanto, houve uma preparação anterior, Hugo Benner e Padre Luiz Menezes, à convite de Monsenhor Bertran, apresentaram a Fazenda para a diocese, abrindo, assim os caminhos para a implantação da primeira fazenda nesse país.

No dia 12 de agosto, chegaram os missionários Philipe Oliveira, Alfio David e Marden Svicero e no dia 14 também do mesmo mês, vindos da Guatemala, chegaram Don Rafael Moiens e Lucio Mascarenhas. Iniciaram-se então os trabalhos dentro da Fazenda: limpeza de todo o terreno, aprendemos o cultivo do Guanabano (graviola), construção de galinheiro, chiqueiro e horta. Como também a divulgação do Carisma da Esperanca. Sempre com o amor paterno de Monsenhor Bertran Wick.

Uma semana antes da inauguração, chegou o primeiro acolhido, Antoni Xavier da cidade de Quito, um motivo de grande alegria para os missionários ter o primeiro fruto da missão.