Nesta quinta-feira (26/09), Nelson Giovanelli completou mais um ano de vida. Ele estava em Roma e partilha sua experiência de aniversário com os moradores em situação de rua na Casa do Focolare. Acompanhe:

“Chegamos no Focolare pouco antes das 20h e já nos encontramos com um belo grupo de homens de rua que nos esperavam para o jantar de celebração do meu aniversário. Esse momento aconteceu numa sacada ao ar livre, na parte de cima do Focolare. Parecia uma Santa Ceia. Em pouco tempo, éramos mais de 30 pessoas, entre as quais 11 maninhos que vivem na rua, focolarinos do projeto Roma Amor, da Semente do Verbo e jovens que frequentam o Focolare. Foi muito belo poder construir relacionamento pessoal com os maninhos que o Agostino, Focolarino, e a Irmã Rafaela, da Semente do Verbo, conseguiram trazer para esse jantar. Eles se sentiram muito amados.

Num determinado momento, após saborearmos a pizza que eles encomendaram, depois que me cantaram parabéns, pediram que eu contasse um pouco de minha experiência. Se criou um momento de comunhão e unidade forte. Agostino aproveitou deste clima para que o pessoal do projeto Roma Amor contasse como é feito o trabalho de distribuição de comida nas estações de Tuscolana, Ostiense e na Praça de São Pedro toda semana. Depois, pediu que um Gen contasse como ele e o próprio Agostino fazem uma visita semanal na prisão de Rebbibia ajudando os familiares dos detentos. Outra experiência forte. Fiquei impressionado esta noite com a capacidade do Agostino de juntar todo esse povo através dos contatos que tem pelo projeto Roma Amor.

Para ele, esse tipo de experiência como esse jantar com a possibilidade de ter colóquios pessoais é muito mais forte que somente distribuir a comida para uma massa de gente como acontece especialmente nos sábados. Foi uma graça conhecer cada um dos maninhos pelo nome e saber como estão vivendo e seus desafios de viver em barracas, tendo que muitas vezes mudar de um lugar para outro ou outros desafios no tempo de frio e chuva. Enfim, sonho realizado de realizar uma ceia de aniversário com Jesus”, partilhou Nelson em seu diário.