Foi só por aqui que o julho passou voando? Nós nem percebemos quão rápido passam os dias bons, e julho foi cheio deles. Nossos chitaitais aprenderam sobre os alimentos neste mês, fizeram bolo e salada de frutas, prepararam os vegetais do almoço e conheceram muitas frutas e comidas novas. Neste mês também tivemos o inicio das aulas no turno da tarde em Boroma, acolhendo mais 40 crianças que buscavam vagas. Queremos acolher sempre mais vagalumes, para que eles cresçam cheios de saúde, educação e valores cristãos.
Confira com mais detalhes as atividades dos nossos pequenos:
Tema do mês: os Alimentos
É na primeira infância que os principais hábitos da vida costumam ser construídos. Trabalhar OS ALIMENTOS com as crianças é importante para desde cedo aprenderem a ter uma alimentação saudável e cuidar da higiene ao preparar as refeições. Ao explorar os alimentos, as crianças ampliam o vocabulário, conhecem cores, formas, texturas e sabores. A alimentação é parte da cultura, nossos chitaitais conheceram pratos típicos de diferentes regiões e países enriquecendo o repertório cultural e promovendo o respeito. Visitaram nossas hortas e os alimentos que são provenientes de lá. Em Dombe foi preparada uma salada de fruta pelas próprias crianças, que se divertiram muito preparando a sobremesa.
Acompanhe como foi a experiência deles:
Aprendendo a fazer bolo
Como o tema do nosso mês foi os alimentos e as crianças adoram comer bolo, por que não juntar as duas coisas e fazer uma aula diferente? Foi exatamente isso que aconteceu na Chitaitai de Boroma, nossos pequenos colocaram a mão na massa e fizeram bolo. A turma de 4 anos deu um show, a maioria deles já sabiam falar o nome de todos os ingredientes em português, ficaram muito atentos e todos queriam ajudar. Da mesma forma para nossos pequenos de 3 anos. Para a grande maioria foi o primeiro contanto com uma batedeira e um forno. Que momento lindo de aprendizagem e curiosidade dos nossos chitaitais.
Veja a beleza deste momento:
Turno da tarde em Boroma
O nosso desejo é poder acolher cada vez mais crianças! Em fevereiro deste ano começamos nossas atividades em Boroma, que é nossa menor creche, contendo apenas duas salas, contudo havia muita procura de familiares para trazerem seus filhos. Em julho conseguimos atender esses pedidos e iniciamos um segundo turno de atividades, acolhendo mais 40 crianças diariamente. As matriculas não param, queremos chegar até 60 crianças no final de agosto! É sempre uma alegria poder acolher novos chitaitais, eles trazem alegria por onde passam.
Veja como foram os primeiros dias:
Reunião dos pais em Dombe
Trabalhamos para as crianças juntamente com os familiares. Todos os dias contamos com os pais dos nossos chitaitais nas atividades, sendo na limpeza, na cozinha ou nos trabalhos da horta. É fundamental a ajuda das mães (que são a grande maioria das presenças), pois contribui para que as atividades andem bem no Centro Infantil e faz com que elas se sintam parte na educação escolar dos filhos. Em Dombe tivemos uma reunião com os familiares, lembrando-os do papel deles e reforçando a necessidade da participação daqueles que não estão sendo inadimplentes.
Veja como foi:
Frio e chuva em Zobue e necessidade de um ônibus
De todas as nossas unidades, Zobue é onde há mais frio, as temperaturas caem mesmo! É um grande desafio no inverno para as crianças, muitas vivem muito longe da creche e fazem longas distâncias diariamente. No tempo frio e chuvoso nossos pequenos se mostram muito corajosos em sair de casa e estarem presentes. Temos o sonho de conseguirmos um ônibus (como aquele que já temos em Dombe) para que nossos pequenos possam ir e voltar da creche com segurança, secos e sem resfriados. A conquista de um ônibus também possibilitaria que mais crianças pudessem participar das atividades da Chitaitai. Vamos sonhar juntos para 2026?
Já é nosso padrinho/madrinha!?
E você? Depois de ler todo esse conteúdo cheio de amor, sentiu o desejo de ajudar? Precisamos muito de você! Este ano estamos vivendo a aventura de acolher mais de 500 crianças e por isso estamos buscando expandir nossa rede de padrinhos e madrinhos, aqueles que cobrem as despesas mensais das crianças aqui no Centro Infantil Chitaitia.
Com 100 reais mensais você contribui para o acolhimento de um de nossos vagalumes! Vem fazer parte desse time! No fim desta página há um link com o formulário para você preencher e assim entraremos em contato!
Como diriam nossos pequenos: Mwaitabasa (obrigado)!
Tudo isso só é possível graças ao apoio de cada padrinho e madrinha! Quer fazer parte deste time? Acesse o link abaixo e saiba mais!
Quer conhecer mais sobre o projeto? Acesse a página https://portalfazenda.org.br/chitaitai/ e saiba mais sobre nossos vagalumes. Preenchendo o formulário ao final da página você também pode nos ajudar e se tornar um padrinho.



























