Em Moçambique, o Centro Infantil Chitaitai recebeu no dia 15 de fevereiro a visita do chefe do posto administrativo de Dombe, Pedrito Martinho Campira. A visita do dirigente tinha como objetivo conhecer o funcionamento e verificar o cumprimento das medidas de higiene e segurança no local, que acolhe pouco mais de cem crianças com idade entre três e cinco anos, durante um período do dia, de segunda a sexta-feira, oferecendo às crianças ferramentas que auxiliam em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor.

Na visita, a comitiva ficou impressionada com o estado de conservação dos edifícios, a limpeza dos banheiros, a cozinha, o refeitório e as salas de aula. A responsável administrativa do centro, Elinalva Moreira, explicou que o local funciona com apoio de pessoas de boa vontade fora do país, bem como a contribuição dos pais ou encarregados das crianças para suprir necessidades de alimentação, transporte, entre outras. 

Entretanto, a responsável lamentou a falta de comprometimento dos encarregados de educação na aprendizagem das crianças. Segundo dados dos anos anteriores, algumas crianças chegaram a somar mais de 70 faltas anuais, situação para a qual Elinalva pediu auxílio do chefe do executivo. Em resposta, Pedrito Campira aconselhou a direção do Chitaitai para criar um conselho da escolinha para envolver a comunidade nas decisões da instituição.

No total, seis facilitadores recrutados localmente garantem o ensino e acompanhamento das crianças no Centro Infantil Chitaitai, aos quais a responsável pedagógica da instituição, Noemi Trabulsi, agradece a entrega total visando o alcance de bons resultados, apesar de não possuírem formação psicopedagógica.

Com 140 crianças inscritas neste ano, o Centro Infantil Chitaitai opera sob a parceria da Fazenda da Esperança com a Comunidade Semente do Verbo do Brasil. Inaugurada em agosto de 2018, o Centro Infantil Chitaitai acolhe crianças de toda região, oferecendo alimentação e suporte para o desenvolvimento educacional delas. Chitaitai quer dizer “Pequenos Vagalumes” no dialeto local. Saiba mais sobre o Centro Infantil Chitaitai e veja como ajudar: https://portalfazenda.org.br/chitaitai/