O Encontro Interamericano de Padrinhos e Madrinhas (México, Guatemala, Colômbia) foi realizado em junho na Fazenda da Esperança Florencia, em Caquetá, na Colômbia. Foi um momento repleto de espiritualidade, comunhão e fraternidade, onde cada dia foi vivido com intensidade, alegria e dedicação.
Os padrinhos e madrinhas são parte importante na estrutura da comunidade. Em cada unidade é indicado que se tenha um padrinho ou madrinha, podendo ser um Es recuperando da Fazenda ou não. É missão dos padrinhos orientar, cuidar e zelar pelos acolhidos.
A programação contou com formações conduzidas por Angelucia Moura (membro da presidência da Família da Esperança) e Marden Svicero (missionário e conselheiro Fazenda da Esperança), que abordaram temas essenciais como o significado da vocação de padrinho, o acompanhamento pela fé e o chamado a viver uma espiritualidade comprometida, aprofundando a identidade e missão dentro do carisma da Esperança. A liderança amorosa e firme de Ilda (Responsável da Fazenda da Esperança Feminina na Guatemala) foi um presente especial para todos. Com sua experiência, clareza e ternura, ela guiou cada momento do retiro, criando um clima de acolhimento, escuta e abertura à ação do Espírito Santo.
Um dos momentos mais significativos foi a celebração da Missa, presidida por Monsenhor Omar de Jesús. Foi um verdadeiro tempo de graça que permitiu aos participantes renovar o compromisso com a missão da Esperança e abrir os corações à ação de Deus. Padre Cristian também celebrou as Missas durante os dias do encontro, que, com grande simplicidade e profundidade, compartilhou com os padrinhos e madrinhas sua experiência pessoal e como a obra de Deus transforma vidas.
Além dos momentos de oração e formação, os padrinhos e madrinhas tiveram momentos de lazer e onde também visitaram o Santuário de Santa Laura Montoya, a primeira Santa colombiana. Lá, conheceram mais sobre sua vida, marcada por uma dedicação radical ao serviço dos mais pobres e esquecidos, especialmente os povos indígenas. Fundadora da Congregação das Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Sena, Santa Laura dedicou sua vida a proclamar o Evangelho com ternura, respeito e coragem.
Os Padrinhos e Madrinhas da Fazenda da Esperança puderam viver a experiência de escuta da Palavra, onde o Evangelho se fez vivo. Ouvir uns aos outros foi como ouvir o próprio Deus falando com ternura, correção e promessa. Ter essa missão não é apenas um gesto de solidariedade, mas uma vocação de fé, acompanhamento e esperança.
Veja o mapa com todas as Fazendas da Esperança espalhadas pelo Brasil e pelo mundo na página:
https://esperanca.link/localizador