Ana Lúcia Duarte e Ruth Mattos são duas mulheres dispostas a salvar vidas e encontraram na Fazenda da Esperança o sentido para suas caminhadas. O encontro de almas transformou-se em uma obra palpável: o livro “Entre tantas Marias”, recentemente publicado pela Editora Fazenda da Esperança.

Tudo começou com um desejo de Ruth de ressignificar suas dores e sua vida. Após caminhar mais de 300km no percurso do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, em busca de respostas, a cearense de 64 anos, sentiu um chamado para entregar seu coração ao próximo e, em um evento na cidade de Fortaleza (CE), conheceu a Fazenda da Esperança.

Mesmo sem entender ou aceitar muito bem a realidade que a dependência química propõe, Ruth decidiu visitar a unidade feminina de Fortaleza já com a certeza de que, de alguma forma, trabalharia lá. “Eu não sabia o que eu iria fazer, nem o porquê, mas sabia que seria com aquelas mulheres que estavam se recuperando do uso de substâncias químicas”, relembra Ruth.

Quem recebeu Ruth foi Ana Lúcia Duarte, que hoje é membro consagrada da Família da Esperança e Regional do Nordeste da parte feminina. Após este encontro, Ruth começou, então, a frequentar os grupos das mulheres, levando até elas de forma voluntária algo que já era seu ofício fora da Fazenda: a prática da leitura.

Com a aproximação criada entre estas duas mulheres, pouco a pouco, Ruth percebeu que o voluntariado que realizava não era apenas para satisfazer sua vontade em ajudar o próximo, mas era também um processo de autoconhecimento e que, durante a troca de experiência que vivenciava de forma cada vez mais profunda, ela intensificava um gratificante processo de interlocução interior, fazendo-a se manter ainda mais firme nesta missão.

Com o passar do tempo, a voluntária quis expandir seu relacionamento para além das leituras e então passou a estudar diversas áreas humanas, como psicologia e abordagem sistêmica, para estar cada vez mais apta a auxiliar na caminhada das acolhidas da Fazenda do Ceará, sempre em contato com Ana, a então responsável pela unidade.

Diante desta convivência entre Ana Lúcia e Ruth, criou-se o desejo de transformar um recorte da vida daquelas meninas em livro. E assim nasceu “Entre tantas Marias”, narrativa sensível e profunda sobre as vivências de algumas daquelas mulheres que chagaram até a Fazenda vítimas de diversas dores causadas pelo mundo e puderam, através de um novo estilo de vida, se reerguer diante no nosso Carisma.

“No decorrer da concepção de Entre tantas Marias, chegamos à conclusão que este livro deveria ser muito mais do que um simples relato de histórias pessoais. Entendemos que nós duas, Ana Lúcia e Ruth, também estávamos diretamente envolvidas no processo, e que o livro, também contava as histórias do fio condutor que nos leva à construção da esperança, cujo nome é o amor”, declaram as coautoras.

O que aquelas que atuam nas unidades, neste caso falamos especificamente de Ana e Ruth, estabelecem interiormente com o processo de convivência, provoca nos visitantes e nas mulheres que chegam uma imediata sensação de acolhimento. Esse acolhimento de caráter humano foi sendo criado com uma cultura que a própria Fazenda estabelece, sem que nada seja forçado.

A ideia do livro não era apenas contar as histórias de transformação e de superação de mulheres que se recuperaram após um ano de caminhada, mas sim levá-las aos leitores como um profundo exemplo da mudança de vida por meio do Carisma da Esperança, mostrando que é possível se contagiar, lutar e superar obstáculos por meio da Palavra e do amor de Deus.

“Olhar para as ‘Marias’ que estão conosco e viver o processo delas é sem dúvida um grande desafio para mim. Mas é um desafio de ordem espiritual, principalmente. Eu preciso estar sempre preparada para ter um discernimento em relação a cada uma delas. Cada uma é uma ‘ovelha’ diferente. Eu tenho perfeita consciência do meu papel aqui e não posso deixar que a vaidade tome conta do meu comportamento. É Jesus quem tem que agir, eu preciso me dar conta que sou só um instrumento, mas isso na prática é muito difícil, porque somos humanos.”, declara Ana Lúcia.

Contar as histórias das “Marias” tem como objetivo mostrar a força e o poder de uma transformação. É uma decisão que cada uma dessas mulheres faz, a partir de suas histórias de vida, percorrendo suas dores e sofrimentos, apoiadas na fé, na esperança, e principalmente conhecendo o que é o amor verdadeiro.

Convidamos você, caro leitor, a conhecer as histórias de algumas das acolhidas da Fazenda da Esperança de Fortaleza (CE), narradas no livro “Entre tantas Marias”, que está disponível em nossa loja virtual. Acesse a página especial do livro ENTRE TANTAS MARIAS, conheça detalhes, leia um resumo e adquira o seu exemplar.