Após sete anos, os missionários, religiosos e religiosas da Fazenda da Esperança nas Filipinas recebem a visita fraterna dos fundadores Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli. Foram momentos de muita alegria e força espiritual, sobretudo para a comunidade local.

Na oportunidade, os membros da Família da Esperança aproveitaram para renovar os passos dentro da Associação de Fiéis. “Foi bonito ver nossos fundadores tão perto de nós e de um povo tão distante e, muitas vezes desconhecido e tão sofrido”, afirmam os responsáveis locais.

Os fundadores passaram a Semana Santa no país, onde conviveram com os recuperandos, responsáveis e missionários da Fazenda Saint Clare e Fazenda Siloé. “Ver o Nelson tocando seu violão e, com simplicidade, partilhando sua experiência fez com que acolhidos e Es tivessem coragem para partilhar suas experiências de como estão vivendo hoje”, relatam os missionários. Segundo os acolhidos, o Carisma da Esperança os ajudou a viver o perdão e abraçar suas cruzes.

A região conta com a presença das irmãs da Semente do Verbo, que contribuem com o povoado vizinho,  acompanhando-os no cotidiano e dando assistência. Todo domingo eles participam das Missas na Fazenda e, com isso, aproximam-se do Carisma. “É bonito ver as crianças que vieram com alegria fazer algumas apresentações e homenagens aos fundadores”, celebram os missionários. 

Na quarta-feira (10), os fundadores foram para a cidade de Naga, em visita ao bispo Andrew Alarcon e membros do GEV. Eles também se encontraram com os religiosos salesianos e foram entrevistados na Rádio Caritas Mariae, dos Franciscanos Conventuais. De Naga, seguem para a capital Manila, onde encontrarão membros do GEV, Dom José Bantolo, bispo de Masbate e  Dom José Advincula, cardeal de Manila. “Os fundadores não imaginam o bem que fazem a esse povo simples da Ásia”, relatam os missionários.

Na próxima semana, Frei Hans e Nelson estarão no Timor Leste, para conversar sobre a possível abertura de uma Fazenda e depois seguem para a Tailândia, na comunidade onde vivem os regionais da Ásia e David Menezes, voluntário e Es da Fazenda. No país eles têm um encontro marcado com o arcebispo de Bangkok, o cardeal Francis Xavier Kriengsak Kovitvanit.